Araçatuba conquista reconhecimento nacional por projeto inovador em Saúde Mental

Projeto de Saúde Mental de Araçatuba ganha destaque nacional ao valorizar protagonismo dos usuários

Araçatuba conquista reconhecimento nacional por projeto inovador em Saúde Mental - Araçatuba conquista reconhecimento nacional com projeto de Saúde Mental
Araçatuba conquista reconhecimento nacional com projeto de Saúde Mental - Foto: Divulgação/Prefeitura
Gostou da notícia? Compartilhe com seus amigos!
📢 Compartilhe no WhatsApp 🚀
Continua após os destaques >>

Araçatuba alcançou destaque nacional com uma iniciativa pioneira na área de Saúde Mental, durante o 38º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), realizado entre os dias 15 e 18 de junho, em Belo Horizonte (MG). O evento é considerado o maior do mundo dedicado à saúde pública.

O projeto, intitulado “De gestor e louco, todo mundo tem um pouco: o protagonismo do usuário no processo de planejamento participativo”, foi desenvolvido pelas unidades da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) da Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba e apresentado como uma das experiências mais inovadoras do país.

Entre mais de sete mil projetos inscritos de todo o Brasil, a experiência de Araçatuba foi uma das pouco mais de 70 premiadas e a única contemplada do Estado de São Paulo, reforçando o protagonismo da cidade no cenário nacional de políticas públicas em saúde mental.

Participação ativa dos usuários como diferencial

O principal diferencial do projeto foi a inclusão direta dos usuários dos serviços de saúde mental em todas as etapas do planejamento das ações. Eles participaram desde o diagnóstico situacional até a definição de prioridades, elaboração da matriz de intervenção, monitoramento e avaliação das ações.

Segundo a chefe da Divisão de Saúde Mental, Alessandra Maria Pedroso, o envolvimento dos usuários resultou em maior adesão, engajamento e reabilitação psicossocial. “O projeto qualificou o cuidado oferecido, gerando resultados positivos tanto para os pacientes quanto para os profissionais da rede”, destacou.

Reconhecimento estadual e nacional

Antes de chegar ao Congresso Nacional, o projeto já havia sido premiado com o Prêmio David Capistrano, em abril, durante o Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems), realizado em Santos (SP). Esse reconhecimento estadual credenciou Araçatuba para a etapa nacional no Conasems.

A apresentação da experiência em Belo Horizonte foi realizada por Tiago Aparecido da Silva, apoiador institucional da saúde mental no município. Também participaram do desenvolvimento do projeto Paula Roberta Pedruci Leme, Letícia Silveira de Souza e os coordenadores dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps): Matheus Martins Garcia (Caps-2), Susan Carla Pereira Rodrigues (Caps-3), João Mário Cataroço (Caps-AD) e Josiane Cristiana de Souza, ex-coordenadora do Caps-Infantojuvenil.

Homenagem na Câmara Municipal

Como reconhecimento pelo impacto e pela conquista inédita, a equipe autora do projeto recebeu um voto de aplauso da Câmara Municipal de Araçatuba, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (23), por iniciativa da vereadora Edna Flor. A homenagem destacou a importância dos serviços prestados aos usuários da saúde mental no município.

A diretora de Assistência Especializada, Paula Roberta Pedruci Leme, celebrou a conquista: “Já éramos referência na região e agora ganhamos projeção estadual e nacional. Isso só reforça o compromisso das nossas equipes com a qualidade e a humanização do atendimento”.

Tópicos Relacionados

📢 Leia mais notícias em

AndraVirtual 🔗

📲 Acompanhe nas redes sociais

Mais Destaques >>

Usamos cookies necessários e, com seu consentimento, analytics, publicidade e mídias sociais. Consulte nossa Política de Privacidade.