Projeto de cinema de Araçatuba é finalista do Prêmio Governador do Estado para as Artes 2025
Curta "Laila" e oficinas de cinema levam projeto de Araçatuba à final do Prêmio Governador do Estado 2025

O projeto "A 7ª Arte: do roteiro à pós-produção", realizado em Araçatuba, está entre os finalistas do Prêmio Governador do Estado para as Artes 2025. A cerimônia de premiação acontece nesta terça-feira (24), às 19h, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
Idealizado pela atriz e locutora Luana Carvalho, o projeto foi desenvolvido ao longo de 2024 com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura. A iniciativa também contou com apoio da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, além da Vem Vento Produções e da Agência Neoplan.
O prêmio, promovido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, reconhece iniciativas culturais de destaque em todo o território paulista.
Ao longo do ano passado, o projeto ofereceu 13 oficinas temáticas gratuitas, abrangendo todas as etapas de produção cinematográfica, desde a criação de roteiro até a pós-produção. Entre os módulos, estiveram temas como atuação para câmera, fotografia, direção, som e edição.
Como resultado prático, os participantes produziram coletivamente o curta-metragem "Laila", que foi exibido no 1º Festival de Cinema de Araçatuba, realizado nos dias 18 e 19 de dezembro de 2024, com entrada gratuita e exibição de seis produções locais desenvolvidas com apoio da Lei Paulo Gustavo.
Além da inclusão de intérprete de Libras e audiodescrição nas atividades, o projeto garantiu a entrega de certificados individuais a cada aluno ao final de cada oficina. A seleção entre os finalistas coloca Araçatuba ao lado de cidades como São Bernardo do Campo, Osasco e Cubatão na disputa pelo reconhecimento estadual.