UBSs de Araçatuba lançam pesquisa de satisfação para avaliar qualidade do atendimento nas unidades de saúde
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Araçatuba começaram a aplicar uma pesquisa de satisfação com os pacientes atendidos nas 20 unidades da cidade.

Com o objetivo de aproximar os serviços de saúde da população e aprimorar a qualidade do atendimento, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Araçatuba, agora sob gestão da Zatti Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, começaram a aplicar uma pesquisa de satisfação para os pacientes. A iniciativa marca o início de uma nova fase na Atenção Primária em Saúde (APS) do município, que passou a ser administrada pela organização no dia 1º de junho.
Como funciona a pesquisa de satisfação nas UBSs de Araçatuba
Desde o início de junho, todas as 20 UBSs da cidade contam com placas nas recepções com um QR Code exclusivo. Os pacientes e acompanhantes que desejarem participar podem utilizar a câmera do celular para acessar um formulário eletrônico simples e rápido.
O questionário traz apenas quatro perguntas, onde o usuário informa a unidade de atendimento, avalia o tempo de espera e a qualidade do atendimento recebido. Há também um campo para comentários abertos, permitindo que os cidadãos relatem suas experiências e façam sugestões de melhorias.
Além do acesso por QR Code, o formulário também está disponível online, por meio de um link direto, facilitando a participação de quem preferir responder de casa.
Experiência já aplicada na Rede de Atenção Psicossocial
A pesquisa de satisfação já é uma prática adotada desde abril na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município. A experiência nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) tem mostrado resultados positivos, com as respostas dos usuários servindo de base para ajustes e melhorias nos serviços.
Segundo a Zatti Saúde, os dados coletados ao longo dos últimos meses nas unidades da RAPS já têm contribuído para aprimorar o acolhimento e o atendimento nas unidades de saúde mental.
Escuta ativa e melhoria contínua
Para a Zatti Saúde, a ação faz parte de um compromisso com a humanização dos serviços e com a construção de políticas públicas de saúde baseadas nas reais necessidades da população. O diretor médico da instituição, Antônio Poletto, enfatiza a importância de ouvir os usuários:
“A pesquisa é um instrumento fundamental para assegurar um atendimento mais humano. Por meio dela, conseguimos ouvir diretamente a população que utiliza os serviços, entendendo suas necessidades e identificando possíveis falhas no acolhimento”, afirmou.
O coordenador médico Ângelo Jacomossi reforça que o processo fortalece a participação social no SUS: “Priorizando a escuta ativa de quem utiliza o SUS, fortalecemos a construção de políticas públicas mais eficientes, sensíveis e conectadas com as necessidades reais da população.”
Sobre a Zatti Saúde
A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), especializada na gestão de serviços de saúde pública. Em Araçatuba, a organização atua desde o início de 2025, gerenciando a Atenção Primária em Saúde (APS) e a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), sempre em parceria com a Prefeitura Municipal.