Araçatuba zera fila de cirurgias eletivas em seis procedimentos após anos de espera

A Prefeitura de Araçatuba conseguiu zerar, em pouco mais de seis meses, a fila de espera por cirurgias eletivas de pacientes sem comorbidades em seis tipos de procedimentos, incluindo vasectomia, incontinência urinária e histerectomia, beneficiando moradores que aguardavam desde 2016.

Araçatuba zera fila de cirurgias eletivas em seis procedimentos após anos de espera - Prefeitura de Araçatuba zera fila de espera por cirurgias eletivas em seis procedimentos
Prefeitura de Araçatuba zera fila de espera por cirurgias eletivas em seis procedimentos - Foto: Divulgação/Prefeitura
Gostou da notícia? Compartilhe com seus amigos!
📢 Compartilhe no WhatsApp 🚀
Continua após os destaques >>

A Prefeitura de Araçatuba alcançou um feito inédito na saúde pública municipal: zerou a fila de espera por cirurgias eletivas de pacientes sem comorbidades em seis procedimentos específicos. A conquista foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde e inclui os seguintes tipos de cirurgia: vasectomia, incontinência urinária, cistocele, laqueadura, histerectomia e hemorroidectomia.

O avanço, que ocorreu em pouco mais de seis meses, beneficiou moradores que aguardavam por anos. Em alguns casos, como o de cirurgias de incontinência urinária, havia pacientes esperando desde 2016. Já para a hemorroidectomia, as primeiras pessoas da fila estavam na lista desde 2018.

Gestão ativa e apoio logístico foram determinantes

De acordo com o secretário de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior, o resultado é fruto de uma ação coordenada junto ao Departamento Regional de Saúde (DRS) de Araçatuba e ao Governo do Estado de São Paulo. Além disso, diversas secretarias municipais contribuíram com o transporte gratuito dos pacientes até os hospitais credenciados, localizados em diferentes cidades da região.

“Conseguimos reduzir uma demanda reprimida que se acumulava há anos. Agora, os procedimentos dessas seis especialidades são agendados e realizados dentro do próprio mês de solicitação”, afirmou o secretário.

Mais de 2 mil cirurgias realizadas em 2025

De janeiro a junho deste ano, 2.234 pacientes passaram por procedimentos cirúrgicos não emergenciais, sempre em hospitais filantrópicos ou estaduais. A lista inclui:

  • 497 cirurgias de catarata

  • 416 de hérnia

  • 320 colecistectomias (vesícula)

  • 307 de varizes

  • 127 de varicocele

  • 112 laqueaduras

  • 103 vasectomias

  • 85 histerectomias

  • 79 amigdalectomias

  • 72 hemorroidectomias

  • 51 cirurgias para incontinência urinária

  • 31 de lipomas

  • 30 cistoceles

Outros procedimentos como túnel do carpo e litotripsias também foram realizados.

Cidades da região colaboraram com as cirurgias

As cirurgias foram distribuídas entre várias cidades paulistas. Auriflama liderou os atendimentos com 695 procedimentos, seguida de Pirangi (504), Nhandeara (473), Buritama (186), Jales (147) e Castilho (117). Houve ainda atendimentos em Catanduva, Cardoso, Ilha Solteira, Monte Aprazível e Mirandópolis.

Redução drástica nas filas por varizes e vesícula

Além de zerar os seis tipos de procedimentos iniciais, a Secretaria de Saúde avançou na redução de outras filas históricas. A fila por cirurgia de varizes, por exemplo, que tinha mais de mil pessoas em dezembro de 2024, caiu para 429 atualmente – uma redução de quase 59%.

O mesmo ocorreu com as cirurgias de vesícula. De 353 pacientes na espera, agora restam apenas 65 – uma redução de 81%.

Próximo desafio: cirurgias para pacientes com comorbidades

O secretário Daniel Martins reforçou que a gestão municipal já trabalha para atacar o próximo desafio: as cirurgias de pacientes com comorbidades, como hipertensão, diabetes e idosos. Por enquanto, o Estado tem direcionado as vagas para hospitais que não possuem Unidades de Terapia Intensiva (UTI), o que limita a realização desses procedimentos mais delicados.

“Seguimos buscando alternativas com o Estado para que também possamos avançar e, o mais breve possível, zerar a fila dessas pessoas que também aguardam por uma cirurgia”, concluiu o secretário.

Tópicos Relacionados

📢 Leia mais notícias em

AndraVirtual 🔗

📲 Acompanhe nas redes sociais

Mais Destaques >>

Usamos cookies necessários e, com seu consentimento, analytics, publicidade e mídias sociais. Consulte nossa Política de Privacidade.