Araçatuba arrecada livros para doação gratuita em eventos e pontos de leitura
Campanha da Biblioteca Rubens do Amaral mobiliza população e reforça acesso à leitura nos bairros

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Biblioteca Municipal Rubens do Amaral, está promovendo uma campanha permanente de arrecadação de livros, com o objetivo de distribuir gratuitamente os exemplares à população em eventos culturais, sociais e educativos, além dos Pontos de Leitura espalhados pela cidade.
A iniciativa conta com o apoio de moradores, empresas, associações e instituições que desejam colaborar com o fortalecimento do acesso à leitura. Estão sendo aceitas doações de livros infantis e obras de literatura em geral, desde que estejam em bom estado de conservação. As entregas devem ser feitas na recepção da Biblioteca, durante o horário de funcionamento.
Segundo a secretária municipal de Cultura, Vanessa Manarelli, o sucesso da ação depende do engajamento contínuo da comunidade. “À medida que os livros são distribuídos, é necessário recompor o estoque com novas doações para manter a iniciativa viva e acessível a todos”, destacou.
Distribuição democrática
Os livros arrecadados são destinados a eventos promovidos pelo município ou por parceiros. Recentemente, exemplares foram entregues durante a “Jornada da Cidadania Trabalho e Renda”, da Polícia Penal do Estado de São Paulo, no Teatro da Unip Araçatuba, e no projeto cultural “Circulaê”, realizado no bairro Engenheiro Taveira.
Além dessas ações pontuais, a campanha abastece os Pontos de Leitura instalados em espaços públicos estratégicos, levando literatura a locais de grande circulação e contribuindo para a democratização do conhecimento.
Serviço: doação de livros
-
Local: Biblioteca Municipal Rubens do Amaral
-
Endereço: Rua Armando Sales de Oliveira, 277 – Bairro das Bandeiras
-
Horários de atendimento:
-
Segunda a sexta: das 8h às 17h
-
Sábados: das 13h às 17h
-
Domingos: fechado
-
Com um gesto simples, cada cidadão pode contribuir para despertar o hábito da leitura e transformar realidades por meio dos livros.