Prefeitura de Andradina abre primeira passagem de nível em distrito rural de Paranápolis

Passagem de nível é liberada em Paranápolis e Prefeitura planeja novas aberturas

Prefeitura de Andradina abre primeira passagem de nível em distrito rural de Paranápolis - Passagem em Paranápolis
Passagem em Paranápolis - Foto: Divulgação
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A Prefeitura de Andradina deu início a uma nova etapa de mobilidade no distrito de Paranápolis com a abertura da passagem de nível na rua Armindo de Souza Silva, antiga rua Joaquim da Silva. Essa é a primeira vez que uma intervenção do tipo acontece fora do perímetro urbano, seguindo a mesma lógica de reestruturação viária que vem sendo aplicada na cidade.

A obra foi oficialmente confirmada pelo secretário de Governo, Ernesto Júnior, que destacou o impacto positivo das passagens de nível regulares para o trânsito local. “Diminuímos as distâncias, descomplicamos o trânsito e modernizamos a cidade. Estudos estão sendo feitos para levar essas ‘aberturas’ sempre onde há a possibilidade e dar mais fluidez ao trânsito e destravar o desenvolvimento da cidade”, afirmou.

Todas as passagens são regulamentadas conforme as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Código de Trânsito Brasileiro (Lei Federal nº 9.503/97). O secretário reforça que, apesar da modernização, o respeito à sinalização é essencial. Os trens, mesmo em malha inativa, têm prioridade de passagem, e a não parada obrigatória antes da linha férrea configura infração gravíssima.

Ferrovia segue inativa, mas planos seguem em debate

A passagem recém-aberta cruza a antiga Ferrovia Noroeste do Brasil (Malha Oeste), cuja concessão está prevista para terminar em julho de 2026. Atualmente desativada, a ferrovia ainda é alvo de discussões federais sobre seu futuro, incluindo possibilidades como trens turísticos ou projetos de revitalização, embora os altos custos de recapacitação afastem investidores privados.

Com essa iniciativa em Paranápolis, a Prefeitura sinaliza que a modernização do tráfego e o reaproveitamento racional da malha ferroviária seguem como pautas estratégicas para o desenvolvimento regional.

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