Andradina recebe programa “Loja do Futuro” do Sebrae-SP com foco em inovação e uso de Inteligência Artificial
Sebrae-SP lança em Andradina o “Loja do Futuro” para modernizar varejo com IA e tecnologia

O Sebrae-SP promoveu no último dia 21 de julho, em Andradina, o lançamento do programa “Loja do Futuro”, uma iniciativa voltada à modernização de micro e pequenas empresas do varejo por meio da inovação, tecnologia e Inteligência Artificial (IA). O evento, que reuniu 53 empreendedores locais, marcou o início de uma nova fase para quem busca tornar seu negócio mais competitivo e preparado para os desafios do mercado atual.
A palestra de abertura foi conduzida pelo consultor de negócios do Sebrae-SP, Edgard Neto, com o tema “O futuro do varejo: como a IA pode acelerar suas vendas”. Em sua abordagem, o especialista apresentou estratégias de mercado e aplicações práticas da IA para melhorar o posicionamento e desempenho das empresas.
“Participar desta jornada é degustar o futuro já aplicado na prática. Quem ainda não está usando IA está atrasado. O programa ajuda o empresário a adequar seu negócio, economizar tempo, otimizar processos, criar campanhas e tomar decisões com mais eficiência”, explicou Edgard.
Durante o encontro, os participantes puderam interagir com o especialista, tirar dúvidas e realizar a adesão ao programa. Na sequência, os empreendedores selecionados terão acesso a consultorias individuais, oficinas práticas e ações para integrar os canais físicos e digitais de suas lojas, como parte do plano de transformação digital proposto.
De acordo com Wendel Rocha, gestor do programa em Andradina, a metodologia aplicada parte de um diagnóstico empresarial personalizado. “Tudo começa com uma jornada. Realizamos um diagnóstico da empresa, identificando seus pontos fortes e fracos. A partir disso, iniciamos capacitações específicas voltadas para os aspectos que precisam ser desenvolvidos, com o objetivo de elevar o negócio a um novo patamar”, afirma.
A segunda etapa do programa “Loja do Futuro” trará oficinas com foco em gestão financeira inteligente e conhecimento do cliente, reforçando pilares essenciais para um varejo moderno e eficiente.
Para o gerente regional do Sebrae-SP em Araçatuba, Marcos Amancio, a proposta do programa é preparar os empreendedores para o novo perfil de consumo. “O Sebrae tem trazido o Loja do Futuro para oferecer aos empresários o que há de mais atual no varejo. Resistir às mudanças não é mais uma opção. Estamos vendo um movimento claro de adaptação e busca por qualificação na cidade”, destacou.
A iniciativa reforça o compromisso do Sebrae-SP com o desenvolvimento econômico local, impulsionando a competitividade do varejo em Andradina por meio da tecnologia e inovação.