Andradina realiza 2º Mutirão de Castração e Chipagem de Cães com meta de atender 80 animais neste sábado
Andradina realiza neste sábado (28) o 2º Mutirão de Castração e Chipagem de Cães, com a meta de atender 80 animais em um único dia, ampliando o alcance de uma iniciativa que busca zerar a fila de espera por castrações no município e fortalecer o controle de zoonoses.

Andradina se prepara para mais uma importante ação voltada à saúde animal e ao controle populacional de cães. Neste sábado (28), acontece o 2º Mutirão de Castração e Chipagem de Cães no Hospital Veterinário da Fundação Educacional de Andradina (FEA).
A primeira edição, realizada no mês passado, resultou em 46 castrações em apenas nove horas de trabalho. Agora, o desafio da equipe de alunos do curso de Medicina Veterinária da FEA e do Departamento de Causa Animal da Secretaria de Meio Ambiente é ainda maior: 80 cães estão agendados para o procedimento.
De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Fabrício Mazotti, o mutirão será uma ação mensal, sempre no fim de cada mês, com o objetivo de eliminar a fila de espera por castrações em Andradina. “Graças à parceria com a Fundação Educacional, vamos alcançar um controle mais efetivo da população canina e das zoonoses, além de garantir uma formação prática e de excelência aos futuros profissionais veterinários”, afirmou.
Uma novidade importante é a implantação de microchips nos animais castrados. A tecnologia permitirá o registro de informações como vacinação, propriedade e endereço dos cães, facilitando a identificação em casos de perda ou abandono.
Para quem deseja participar das próximas edições, o agendamento deve ser feito diretamente no Departamento de Causa Animal, localizado na rua Guiomar Soares de Andrade, ao lado do Horto Educacional “Hermenegildo Gildão de Oliveira”, ou pelo telefone/WhatsApp (18) 99608-3918. Os agendamentos seguem a ordem de contato.