Araçatuba e Guaraçaí são destaques em programa estadual de cadeias produtivas
Abacaxi e Tecnologia da Informação colocam municípios como referência no fortalecimento de suas economias locais

O trabalho conjunto entre o Sebrae-SP e os municípios da região de Araçatuba tem gerado resultados concretos no fortalecimento das Cadeias Produtivas Locais (CPLs). Com apoio técnico na elaboração de projetos e planejamentos estratégicos, as cidades de Araçatuba e Guaraçaí se destacaram com aprovação na primeira etapa do Programa SP Produz 2025, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo.
O município de Guaraçaí teve sua cadeia produtiva do abacaxi reconhecida como estratégica para a economia regional, após atender a todos os requisitos jurídicos exigidos pelo programa. A cidade alcançou nota 6,75 no Planejamento Estratégico de Negócios, com uma proposta clara e bem estruturada. Entre os pontos positivos avaliados estão o potencial de crescimento, a articulação entre produtores, o uso de práticas sustentáveis e ações voltadas à inovação no campo.
Para Fernanda Antonialli, consultora de negócios do Sebrae-SP, o projeto da CPL do abacaxi é um marco para o desenvolvimento territorial. É o primeiro passo para conectar agricultura, agroindústria, turismo, educação e cultura, valorizando um produto típico e símbolo da cidade, reconhecida como a terra do abacaxi. “Estamos contentes por termos auxiliado Guaraçaí nesta etapa de construção e seguiremos presentes nos próximos passos”, completa.
Já a cidade de Araçatuba foi reconhecida pela sua Cadeia Produtiva Local de Tecnologia da Informação, com nota 9,375 no Planejamento Estratégico de Negócios — uma das maiores da região. A proposta apresentou alta organização, clareza nos objetivos e alinhamento total aos critérios do programa, com atenção especial à sustentabilidade, expansão do setor e impacto social positivo.
O Sebrae-SP também atua diretamente no fortalecimento do ecossistema tecnológico local, como participante do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Araçatuba, responsável pela articulação de políticas públicas na área. A união de empresas, instituições e governo tem sido fundamental para impulsionar soluções inovadoras que gerem desenvolvimento econômico e novas oportunidades no município.
Marcos José Amancio, gerente regional do Sebrae-SP, pontua que esse reconhecimento da CPL de Tecnologia da Informação destaca todo trabalho, realizado de forma muito integrada e comprometida por toda governança municipal.
“Araçatuba vive um excelente momento e se destaca como um polo regional de inovação. A cidade se consolida cada dia mais em âmbito estadual e nacional”, observa o gerente.