Setor sucroalcooleiro tem mais de 800 vagas na região

Setor sucroalcooleiro tem mais de 800 vagas na região -
Gostou da notícia? Compartilhe com seus amigos!
📢 Compartilhe no WhatsApp 🚀
Continua após os destaques >>

 

O setor sucroalcooleiro tem mais de 800 vagas à espera de profissionais qualificados em todos os níveis na região Noroeste de São Paulo para atuar nas frentes mecanizadas. A informação é da Associação dos Produtores de Açúcar, Cana e Energia (Biocana). “São vagas como mecânico, eletricista e soldador, operador de colhedora e motorista canavieiro”, afirma a presidente executiva da entidade, Leila Alencar.  As informações são do Jornal Diário de Rio Preto.

 

Segundo ela, a estimativa é de que nos próximos cinco anos sejam abertas mais de 200 mil novos postos de trabalho no setor sucroenergético brasileiro. “Isso se deve as novas unidades industriais em construção e ao crescimento da produção das atuais usinas”, disse.

 

 Sérgio Prado, porta voz da União da Indústria da Cana de Açúcar (Unica), afirmou que a questão da mão de obra é importante para o setor sucroalcooleiro, mas ainda não causa tanta preocupação porque, da mesma forma em que está ocorrendo avanços no corte mecanizado da cana crua, o que exige um novo nível de qualificação profissional, as empresas estão treinando pessoal próprio para desempenhar as novas funções.

 

Leila Alencar explicou que, além da expansão da cultura, o compromisso assumido por usinas e fornecedores de cana-de-açúcar em junho de 2007 junto ao Governo de São Paulo para o fim do uso da queima da palha como método auxiliar de colheita manual da cana até 2014, está obrigando as empresas a investir na qualificação dos trabalhadores do setor agrícola e em uma quantidade maior de pessoas ligadas à mecanização.

 

Ilha Solteira

 

A prefeitura da Estância Turística de Ilha Solteira, atendeu na semana passada o diretor da Usina Santa Adélia, Gilberto Cesarini, e comprometeu-se a direcionar trabalhadores que fizeram cursos de tratoristas, motoristas e operadores de colhedeiras para fazerem testes na unidade da empresa em Pereira Barreto.

 

Segundo o prefeito  Edson Gomes, esses trabalhadores foram qualificados em cursos organizados pelo Departamento de Emprego e promoção Social e Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Ilha Solteira. Além disso, a Fundação Municipal de Desenvolvimento da Educação de Ilha Solteira (Funedisa) entregou 45 currículos para a avaliação de alunos que fizeram cursos na entidade.

 

O prefeito afirmou que o setor é responsável pela geração de muitos empregos e as prefeituras devem colaborar, contribuindo com a contratação de pessoal, uma das dificuldades que as empresas estão enfrentando no momento.

📢 Leia mais notícias em

AndraVirtual 🔗

📲 Acompanhe nas redes sociais

Mais Destaques >>

Usamos cookies necessários e, com seu consentimento, analytics, publicidade e mídias sociais. Consulte nossa Política de Privacidade.