Plano Diretor de Turismo de Andradina é aprovado em audiência pública

Fonte: Da redação com Assessoria de Imprensa, em26/12/2019

Plano Diretor de Turismo de Andradina foi aprovado em audiência pública realizada pela Secretaria de Turismo e Comtur - crédito: Secom/Prefeitura

O Plano Diretor de Turismo de Andradina foi aprovado em audiência pública realizada pela Secretaria de Turismo e o Comtur (Conselho Municipal de Turismo), na última quinta-feira (19), na Câmara.

O documento, que norteia as ações do município no turismo para os próximos cinco anos, conta com quase 400 páginas e agora segue para votação no Legislativo.

Durante a audiência, o secretário de Turismo, Hugo Rocha Zamboni, apresentou detalhadamente cada etapa de elaboração do inventário.

“O Plano Diretor traz todos os equipamentos turísticos existentes na cidade, a infraestrutura e propostas de desenvolvimento no que diz respeito ao receptivo, eventos, mobilidade urbana e o envolvimento dos órgãos e secretarias que desenvolvem e apoiam a atividade no município”, comentou Zamboni.

A prefeita Tamiko Inoue enalteceu todo o trabalho e destacou que o turismo é uma das suas principais metas de governo para 2020.

“O anúncio da abertura do parque aquático Acqualinda em dezembro do ano que vem me obriga, como prefeita, a preparar Andradina para uma nova fase da sua história. Ao falar destes investimentos para o turismo estamos direcionando recursos em obras que melhoram a estrutura da cidade e a torna ainda melhor aos andradinenses. Podemos elencar aqui algumas ações que já começamos neste ano como abertura, reforma, ampliação e climatização de unidades escolares, abrimos uma nova unidade de saúde e estendemos o horário de atendimento até as 20 horas em todas as UBSs.Estamos promovendo grandes obras de recapeamentos, pavimentações e galerias, além de ampliar junto com a Águas de Andradina a rede de esgoto, incluindo os patrimônios de Planalto e Paranápolis que vão nos deixar próximos dos 100% de esgoto coletado e tratado.A coleta seletiva de lixo acontece em todo o território municipal, mantemos o investimento na segurança com a Atividade Delegada colocando mais policiais militares nas ruas, além ainda de estarmos buscando e provendo cursos profissionalizantes que preparem o andradinense para aproveitar as novas vagas de emprego” comentou Tamiko, destacando ainda que todos esses dados qualificam Andradina como um destino turístico atrativo e seguro.

Na audiência foram apresentados todos os dados do município, desde o saneamento básico, capacidade de vagas escolares, atendimentos na Saúde e no que o município precisará investir para atender uma demanda turística maior.

O Inventário de Oferta Turística levantou ainda quem visita Andradina atualmente, a motivação de cada turista e o perfil social e financeiro.

Segundo o presidente do Comtur, Juliano Silva Oliveira, para a elaboração do Plano Diretor de Turismo de Andradina aconteceram sete reuniões ordinárias durante o ano e foram ouvidos representantes de várias áreas econômicas e de entidades representativas como o Sebrae.

“Com o Plano Diretor de Turismo podemos buscar recursos na Secretaria de Turismo do Estado e junto ao Ministério do Turismo para o que foi planejado como futuros investimentos e também podemos elevar Andradina a ser reconhecida como MIT (Município de Interesse Turístico) a preparando para ser Estância Turística”, comentou Juliano, destacando ainda que a cidade está pensando também no desenvolvimento regional do turismo junto com os municípios do Pantanal Paulista.

A audiência pública foi acompanhada por mais de 150 pessoas entre populares, professores da rede municipal, secretários municipais e membros do Comtur. Ainda marcaram presença o professor coordenador do curso de Turismo Receptivo ministrado pela Etec, Leonardo Miranda, o presidente da ACIA, Adeilson Fernandes, o presidente da Arsae (Agência Reguladora dos Serviços de Água e Esgoto), Sinval Previatto, e os vereadores Raimundo Justino, Edgar Dourado, Márcio Makoto, Joaquim Justino da Silva e Hernani da Bahia.



Compartilhar:


Veja Mais