Tamiko e prefeitos da região buscam solução para aterros na Secretaria do Meio Ambiente

Fonte: Da redação com Assessoria de Imprensa, em20/02/2019

Tamiko esteve com o secretário Marcos Penido. Foto: Secom/Andradina

LEITOR ANDRAVIRTUAL TEM DESCONTO ESPECIAL: O milagre da manhã com super desconto!

A prefeita Tamiko Inoue participou da reunião na noite desta quinta-feira (14), na Secretaria de Energia, Saneamento, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, em São Paulo, com o secretário Marcos Penido, debatendo a destinação correta dos resíduos sólidos através de aterros sanitários ou novas tecnologias.

No encontro estavam presentes prefeitos das cidades que compõe o Ciensp (Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste) e a Amensp (Associação de Municípios do Extremo Noroeste de São Paulo).

A prefeita destaca que os municípios buscam atender o Plano Nacional de Resíduos Sólidos. “Estamos trabalhamos para apresentar a melhor solução ao meio ambiente, através de ações, fóruns e estudos que atendam as normas de sustentabilidade e reflitam na melhoria da qualidade de vida para a população”.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Claudio Gotardo, ressalta que o debate é por uma tecnologia mais adequada. “Penido concorda em encontrarmos soluções mais sustentáveis, onde não seja necessário enterrar o lixo, e que esta solução seja regional”, explica Gotardo, destacando que também foi apresentado estudos de um triturador móvel de entulho, para resolver os problemas dos resíduos da construção civil.

Desde quando assumiu sua gestão, a prefeita Tamiko vem realizando estudos para que Andradina mantenha a qualidade de coleta e destinação do lixo, que é avaliado como um dos melhores do País.

A Ciensp e Amensp se preocupam com o tema já que muitos municípios têm seus aterros com licença de operação vencida e estão com dificuldades de encontrar uma solução, além da necessidade da inserção de novas tecnologias, para reaproveitamento do lixo gerado.

Também participaram da reunião os prefeitos de Ilha Solteira, Otavio Augusto Giantomassi Gomes (presidente do Ciensp), de Murutinga do Sul, Gilson Pimentel (presidente do Amensp), Guaraçaí, Nelson Kazumi Tanaka, de Itapura, Fábio Dourado, de Mirandópolis, Regina Célia Mustafa de Araújo, de Pereira Barreto, João de Altayr Domingues, de Sud Menucci, Júlio César Gomes, de Suzanápolis, Valter Crusca Lourenço, de Bento de Abreu, Valinho e representando a Prefeitura de Castilho, Fabiano Teno.


Compartilhar:

Veja Mais