Reforma de Unidade de Vigilância de Zoonoses vai oferecer novo serviço de castração de animais

Reforma de Unidade de Vigilância de Zoonoses vai oferecer novo serviço de castração de animais

Após ter assinado em abril o contrato de execução de reforma na estrutura da parte operacional da Unidade de Vigilância de Zoonoses, a prefeita Tamiko Inoue esteve visitando as instalações para conferir de perto toda a benfeitoria que o setor irá receber, acompanhada do Secretário de Saúde, Marcelo Gimenez.


Tamiko pode ver de perto que a obra que engloba reforma e reconstrução das instalações também receberá a construção de uma sala onde funcionará a ala cirúrgica para castração de animais, obedecendo aspectos sociais da família.

“Quero parabenizar a todos que participaram deste processo até chegarmos aqui e dizer da nossa satisfação por conseguirmos reformar este setor responsável pelo controle e a vigilância de casos de saúde pública. E ainda mais com a conquista de uma sala cirúrgica de castração, um grande avanço para o município”, comentou a prefeita.

A execução da obra no valor de R$ 147 mil em recursos próprios, que será acompanhada Secretaria de Obras e Infraestrutura do Governo de Andradina, tem o prazo de aproximadamente 90 dias. A empresa vencedora do processo licitatório foi Concresp Empreendimentos Imobiliários Ltda-EPP, no ato da assinatura representada por, Bruno Ferreira Crespi.


“E o mais importante é que teremos a ação de prevenção na propagação de doenças como a leishmaniose ampliada”, disse o secretário da de Sáude, Marcelo Gimenez, ao lembrar também da Lei da Posse Responsável, pois o setor de Zoonoses recolhe apenas cães e gatos com leishmaniose confirmada, suspeita de raiva ou alguma zoonose.


Gimemez explica que existem leis e diretrizes que precisamos seguir, como por exemplo, a Lei Federal 13.426/2017, que estabelece critérios para a castração, inclusive o atendimento prioritário para os animais de famílias de baixa renda, o que chamamos de critério social.

Ele destaca ainda a Lei de Posse Responsável, criada em 2016 no município que garante o bem estar do animal de estimação sob inteira responsabilidade de seus donos.


“A reforma da Unidade e adequação do local será de grande utilidade tanto para o conforto e bem estar dos funcionários bem como dos animais recolhidos”, completa Gimemez ressaltando também a recente conquista do Castramóvel, pela bancada do MDB, que está em processo de liberação de emenda parlamentar do deputado federal Ricardo Izar.

A equipe da Unidade de Vigilância de Zoonozes é formada pelo Dr. Aziz abdelnour (responsável técnico), o coordenador Diogo Sampaio de Almeida e os agentes, Manoel, Marco Gomes, Marcos Mathias, Sérgio Alves, Wagner Ramos, João Carlos Pereira, Luis Carlos Aquino e ainda os motoristas, Atalício de Oliveira e Marco Alves.



Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close