Villas é campeão do Amador 2017 do Governo de Andradina

Fonte: Da redação com Assessoria de Imprensa, em02/10/2017

Final ainda teve homenagem ao desportista Ademar Santana. Foto: Divulgação/Prefeitura

O A.E Villas foi grande campeão do Campeonato Amador 2017 organizado pela SELJ (Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude) do Governo de Andradina, neste sábado (30), após vencer o União Liverpool por 3 x 0 no estádio municipal “Evandro Brembatti Calvoso”.

A vitória clássica veio com dois gols de André Luiz e um de José Carlos e garantiu o décimo primeiro campeonato para equipe da Vila Mineira.  “Obrigado a todas as equipes que abrilhantaram este campeonato e aos torcedores amantes do futebol que sempre acompanham os jogos”, comentou Tamiko ao entregar o troféu de campeão ao capitão Rafael Barbosa.

Téssio Henrique C. Da Silva do time Biguá/ Grub recebeu o troféu de artilheiro do secretário de Desenvolvimento Agrário, Fernando Magno. O goleiro José Renato Batista do União Liverpool recebeu o troféu de melhor defesa do esportita Dequinha, já o vereador Rodarte dos Anjos fez a entrega de 3º lugar ao Biguá/Grub a Ricardo Richardes. O capitão Julio César do União, recebeu das mãos do secretário Manoel Messias, o troféu de vice-campeão.

A equipe de arbitragem foi comandada por Vitório Alberto Pepino, pelos bandeiras Leonardo Henrique e Hélio Domingos e o 4º árbitro José Carlos Cardoso, além do anotador, Ricardo Dourado.

Homenagem a Ademar Santana

Antes de a bola rolar foi feita a inauguração da pista de atletismo, que leva o nome do saudoso Ademar Santana, desportista que atuou nas áreas de atletismo, futebol e recreação.

Organizado pela SELJ a homenagem ainda contou com uma pequena demonstração do como hoje é realizado o trabalho da escolinha de atletismo com provas de velocidade, nos 100 e 400 metros, masculino e feminino.

O atleta Rogério Fernando da Silva representou a família do homenageado e recebeu das mãos da prefeita Tamiko uma réplica da placa de inauguração, a qual entregará aos filhos de Ademar Santana.

Marlene Moreira da Silva, Viviani Dobre da Silva, Willians Fernando dos Santos e Valdi Teixeira, que iniciaram no atletismo sob supervisão de Ademar Santana descerraram a placa de inauguração.

Histórico do Homenageado

Ademar Santana nasceu em 28 de abril de 1944 no município de Araçatuba, filho de Francisco Joaquim Santana e Amélia da Silva Santana, sendo o segundo mais velho de uma família de 8 irmãos. De família humilde desde muito novo começou a trabalhar na roça para ajudar no sustento da família na cidade de Valparaíso. Nenê como era chamado pela família gostava muito de jogar bola. Quando adolescente entrou no time de futebol da vila e teve apelidos como Pelézinho, pela agilidade.

Em 1969, já em Andradina, Ademar foi zelador do Estádio Municipal. Casado com Dona Fátima Santana Barbosa e pai de Ademar Santana Junior, Juninho e Ademir Santana. Trabalhando como zelador no estádio, montou uma equipe de corredores de rua que se destacavam nas provas no interior paulista.

Com os anos, passou a trabalhar como treinador de atletismo, inclusive da São Silvestre. Adquirindo novos conhecimentos a equipe de atletismo de Andradina evoluiu bastante e sempre ficava entre as cinco primeiras nos Jogos Regionais, sobre tudo a equipe feminina.

Entre os principais atletas formados por Ademar estão Marlene Moreira da Silva e Rogério Fernando da Silva, ambos serviram a seleção brasileira de atletismo, disputando provas internacionais. Faleceu em 2008 deixando muita saudade. 

Compartilhar:


Veja Mais