Tiro de Guerra do Governo de Andradina realiza ato cívico ao Dia da Bandeira

Em homenagem ao Dia da Bandeira, o Tiro de Guerra do Governo de Andradina realizou às 12h, do último sábado (19), o hasteamento das bandeiras nacional, paulista e do município

Ato cívico alusivo ao Dia da Bandeira foi realizado no Tiro de Guerra do Governo de Andradina as 12h. Foto: Divulgação/Prefeitura
Ato cívico alusivo ao Dia da Bandeira foi realizado no Tiro de Guerra do Governo de Andradina as 12h. Foto: Divulgação/Prefeitura

Em homenagem ao Dia da Bandeira, o Tiro de Guerra do Governo de Andradina realizou às 12h, do último sábado (19), o hasteamento das bandeiras nacional, paulista e do município.

O ato cívico marcou a troca das bandeiras inservíveis por novas, e também contou com a execução do hino à bandeira que faz parte da solenidade alusiva ao Dia da Bandeira, conforme estabelecido na Lei 5.700 dos Símbolos Nacionais criada em 1º de setembro de 1971.  

No artigo 14 da lei Federal, dá-se ainda o horário do hasteamento, para o dia da Bandeira a ser realizado no dia 19 de Novembro às 12 horas com solenidades especiais.

A cerimônia foi acompanhada pelo secretário de Cooperação para Assuntos de Segurança Pública, Antonio Aparecido Pardim, pelo comandante  da 7ª Delegacia do Serviço Militar, o 1º Tenente Paulo Airton, o chefe de instruções do TG, o 1º Sargento Cícero Viera de Mello, pelo 3º Sargento Carlos Eduardo Voltareli, representando o comandante do 28º BPMI, Major PM Adalto Alves de Oliveira.

A bandeira foi erguida pouco antes da incineração das bandeiras inservíveis realizadas como de costume. O Tenente Paulo Airton ateou fogo às bandeiras, na pira colocada próxima ao mastro onde a bandeira nacional foi levantada.

O Chefe de Instrução Do Tiro de Guerra, Cícero Vieira de Melo, destacou a importância da solenidade, afirmando ser esse um dever cívico e patriótico e sendo a bandeira o símbolo nacional maior e que representa nossa pátria e que podemos cultuá-las em sinal de respeito mostrando a toda a população sua importância até quando realizamos seu descarte.

“Para descartar a bandeira nacional existem critérios. Quando estão velhas, e sem uso elas devem ser incineradas em um ato solene que cabe ao Tiro de Guerra promover sempre no Dia da Bandeira, 19 de novembro. Essa é a única data reservada para o ato, já que elas não podem ter outro destino”, afirmou o Sargento Melo que ainda fez a entrega do kit cívico composto por bandeira e revistas do Brasil aos representantes das escolas.

Os representantes das escolas foram o diretor da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Anna Maria Marinho Nunes, Adelfo Ferreira de Souza, representando a EMEBI (Escola Municipal de Ensino Básico Integral), Humberto Passarelli, a professora, Edilene Favaretto Lopes, e representando a EMEFI (Escola Municipal de Ensino Fundamental Integral) Josepha de Jesus Carreira, a coordenadora Célia Antonia A. Vilalon.

BANDEIRA - A Bandeira Nacional foi idealizada por Miguel Lemos e desenhada pelo pintor Décio Vilares. Ela foi instituída pelo decreto 4, de 19 de novembro de 1989. As cores e o desenho da atual bandeira nacional tiveram como inspiração a bandeira imperial, instituída por Dom Pedro I, em dezembro de 1822. O hino em homenagem à bandeira foi escrito por Olavo Bilac e a música teve a assinatura de Francisco Braga.

TG

Reativado em 2015, no bairro Pereira Jordão, o novo prédio do TG possui 288,47m² de área construída como toda estrutura realizada pelo Governo de Andradina, mudando àquela região da cidade. O Governo de Andradina também adquiriu a viatura Blindada de Combate M-41 doada pelo Exército Brasileiro para exposição no local e realizou a pavimentação da rua Dom Pedro I que garante acesso à unidade.

Ainda estiveram presentes a secretária de Cultura, Keila Vianna, a secretária de Saúde e Higiene Pública, Jane Martins e a secretária de Habitação, Ana Carolina Silva Gomes.

 

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close