Governo de Andradina inaugura Barracão de Coleta Seletiva

Fonte: Da redação com Assessoria de Imprensa, em19/11/2016

Até 50 toneladas/mês de material reciclável deverão passar pela esteira de triagem . Foto: Divulgação

O Governo de Andradina realizou, nesta sexta-feira (18), a inauguração do Barracão de Coleta Seletiva, que faz parte do Centro de Triagem de Resíduos Sólidos de materiais recicláveis instalado no Ecoponto.

O local conta com esteira para separação dos reciclados, uma prensa hidráulica vertical e um triturador de vidro para o processo de reaproveitamento de materiais como papelão, plástico e alumínio dentro de um barracão de 350 m², com toda estrutura como refeitório, banheiro, vestiário e o escritório com um investimento de quase meio milhão de reais do Governo de Andradina em parceria com Secretaria Estadual do Meio Ambiente através do FECOP (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição).

O prefeito Jamil Ono (PT) afirmou que a partir dessa nova conquista para o município haverá enormes benefícios ambientais e sociais.

“O Governo de Andradina tem trabalhado para reaproveitar ao máximo o lixo que é produzido, dando um destino correto permitindo uma relação saudável entre o meio ambiente e a nossa população. A nova estrutura permitirá uma transformação direta na vida de famílias que estão ligadas e sobrevivem da coleta do material reciclável”, comenta o prefeito Jamil.

No local será possível a separação de até 50 toneladas do material reciclado que passará pela esteira, sendo selecionado e prensado, aonde o excedente também será separado e terá a destinação correta. No caso do vidro existe um triturador especial.

A abertura desse Centro de Triagem vai beneficiar diretamente mais de 70 famílias de pessoas que trabalham na coleta de recicláveis ligadas a Cooperandra (Cooperativa de Trabalho de Reciclagem de Resíduos Líquidos, Sólidos, Semissólidos e Derivados da Cidade de Andradina).

De acordo com o secretário de Meio Ambiente Cláudio Gotardo, o Governo de Andradina vem investindo para dar destino a praticamente todo o tipo de resíduos produzidos no município, além de sua correta reutilização final. Essa é uma ideia inovadora e que tem se tornado referência na região.

“O desenvolvimento sustentável do município e principalmente as questões de garantia digna à pessoa humana que sobrevive da coleta seletiva está em primeiro lugar no projeto”, citou Gotardo explicando que também os investimentos anteriormente feitos pelo Governo de Andradina, como espaços exclusivos e o barracão de pneus, que já estavam sendo utilizados por membros da cooperativa.

Roberto Teodoro da Silva, presidente da Cooperandra, ficou agradecido com a inauguração do barracão, e afirmou que essa será a oportunidade de muitos conquistarem melhores condições de vida.

“Será através dessa oportunidade que muitos dos cooperados alcançarão novas metas. Trabalhando conjuntamente teremos a chance de fazer o que sabemos em função da nossa família e cidade”, afirmou Roberto.

A cooperativa idealizada pelo Governo de Andradina através da Secretaria de Meio Ambiente tem como prioridade oferecer melhores condições de trabalho, cidadania e renda aos catadores de lixo seguindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Ainda estiveram presentes o secretário de Obras e Infraestrutura, Ernaldo Calvoso, o secretário de Negócios Jurídicos, Leonardo de Freitas Alves, e o secretário de Desenvolvimento Agrário, Sérgio Kotaki e funcionários da empresa Constroeste.

Compartilhar:

Veja Mais