Jamil participa com crianças do plantio de mudas em torno do gabião no Dia da Árvore

Fonte: Da redação com Assessoria de Imprensa, em21/09/2016

Jamil participou do plantio de 200 árvores nativas junto com crianças da rede municipal.Foto: Divulgação/Prefeitura

O Governo de Andradina realizou plantio de mudas em volta do gabião, na região do Banespinha,  no cruzamento da avenida Rio Grande do Sul na rua Paraíba, em alusão ao Dia da Árvore, comemorado neste dia 21 de setembro.

O prefeito  Jamil Ono (PT) participou do plantio de 200 árvores nativas junto com crianças da rede municipal dos quartos e quintos anos do ensino fundamental. “É um trabalho essencial de conscientização e de reflexão de nossas crianças sobre a conservação de recursos naturais e terá como  consequência melhoria da qualidade de vida da nossa população”, comenta o prefeito Jamil.

Jamil também destaca como o gabião mudou o aspecto visual e social de toda região Sul da cidade. “Aqui era uma área de erosões  e agora as árvores vão reviver a flora “ atrair pássaros”, salienta Jamil.

O secretário de Meio Ambiente, Claudio Gotardo, explica a importância do plantio dessas mudas na área de preservação permanente. “A mata ciliar é que vai garantir a preservação de toda essa área e aumentar a defesa da estrutura do gabião”, explica Gotardo.

Um plantio de mudas no tubete também foi realizado na praça Moura Andradina, também com crianças da rede municipal.

O secretário de Agricultura, Ninbo Spegiorin, ressalta a importância de sensibilizar a população para a preservação das árvores, pois o equilíbrio ambiental e ecológico está diretamente ligado a elas. “As crianças aprendem desde de cedo essa importante relação”, comenta Nino.

No hemisfério sul, o dia 21 de Setembro marca a chegada da primavera, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno. No Brasil, há 30 anos, formalizou-se então o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore, data que marca um novo ciclo da vida e o tempo para se reforçar os apelos para a conscientização de todos em favor do desenvolvimento sustentável.

A atividade foi realiza em conjunto com as secretarias do Meio Ambiente, Educação e Agricultura e Abastecimento. Participou também o secretário de Desenvolvimento Agrário, Sérgio Kotaki a supervisora de Educação, Izabel de Lourdes  e a coordenador de Educação,
Márcia Pugliese.

Gabião

A construção do sistema de drenagem do  gabião e galerias pluviais fazem parte do conjunto de obras mais importante da história do munícipio, o PAC2, conquistado pelo Governo de Andradina junto ao Governo Federal.

Ao todo a estrutura faraônica, formada por pedras e malha de ferro, tem 678 metros de extensão a partir do ponto do cruzamento da rua Paraíba com a avenida Rio Grande do Sul. Um outro canal aberto a partir da avenida, distante cerca de 100 metros, também com estrutura de gabiões, se junta com esse canal principal da rua Paraíba, formando um “Y”.


Compartilhar:

Veja Mais