Governo de Andradina e Itesp treinam equipe de cadastro da regularização fundiária de Planalto e Paranápolis

Fonte: Da redação com Assessoria de Imprensa, em25/08/2016

Equipe de funcionários da prefeitura e do Itesp vão realizar cadastramento de dados do morador e do imóvel, começando por Planalto na próxima semana. Foto: Divulgação/Prefeitura

LEITOR ANDRAVIRTUAL TEM DESCONTO ESPECIAL: 10% OFF na sua primeira compra na Icabelos! (Clique e use no carrinho cupom BOASVINDAS10 - até 31/12)

O Governo de Andradina em parceria com a Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) realizou, na manhã desta quinta-feira (25), uma capacitação técnica de orientação da equipe que irá realizar o cadastro dos dados dos imóveis e moradores do núcleo urbano de Planalto e Paranápolis, que faz parte do processo de regularização fundiária.

A secretária de Habitação, Ana Carolina, explica que após o levantamento topográfico, a nova fase que começa na próxima semana terá funcionários da prefeitura e do Itesp realizando o cadastramento de dados do morador e do imóvel, começando por Planalto.

“Será feito o levantamento dos dados dos moradores e de toda a documentação pertencente ao imóvel, como por exemplos recibos de compra e venda, com funcionários devidamente uniformizados e identificados com crachá”, explica a secretária, ressaltando que o trabalho vem sendo acompanhado de perto pelo prefeito Jamil Ono (PT).

Jamil destaca que o objetivo é montar o processo administrativo com a entrega de título e legitimação de posse ao dono de fato do imóvel e a atualização de dados no sistema da Prefeitura. “A regularização dos lotes vai levar tranquilidade aos moradores de Planalto e Paranápolis que há décadas esperam ter os documentos de propriedade de suas casas”, ressaltando que a medida é de caráter social e vai beneficiar cerca de 400 famílias, com os trabalhos sem custo aos moradores.

A capacitação contou com a presença do assessor da Diretoria Adjunta de Recursos Fundiários, Manoel Martins dos Santos, do responsável técnico pelo trabalho de levantamento topográfico, o engenheiro Paulo Roberto Silvestre e do coordenador geral de tributação, Luiz Henrique Pereira Silveira.

Antes desta etapa foi feito um mapeamento completo dos limites de cada núcleo, além da situação interna dos lotes e de equipamentos públicos, como iluminação, rede de água, rede de esgoto, orelhões e bueiros.

O trabalho é fruto de um convênio do Governo de Andradina com o Itesp através do Programa Minha Terra, e que teve a assinatura do prefeito Jamil, do governador Geraldo Alckmin, do secretário de Justiça e da Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo César e do diretor-executivo do Itesp Marco Pilla.

A assinatura do convênio foi baseada no diagnóstico realizado por Manoel dos Santos, apontando que a grande maioria dos moradores tem como prova de posse dos imóveis apenas documentos precários, mas que a situação muda a partir da assinatura do convênio pelo prefeito Jamil. 

Compartilhar:

Veja Mais