Jamil assina com governador Alckmin convênio para regularização de Planalto e Paranápolis

O prefeito Jamil Ono (PT) concretizou mais um sonho histórico para a população andradinense ao assinar, na tarde desta terça-feira (12), o convênio de Regularização Fundiária dos Núcleos urbanos de Planalto e Paranápolis, em São Paulo, no Palácio dos Bandeirante

Jamil, o governador Geraldo Alckmin, o secretário de Justiça, Aloísio de Toledo César, e o diretor-executivo do Itesp Marco Pilla, assinam convênio de Regularização Fundiária acompanhados dos vereadores Joaquinzão e Cristiano . Foto: Divulgação/Prefeitura
Jamil, o governador Geraldo Alckmin, o secretário de Justiça, Aloísio de Toledo César, e o diretor-executivo do Itesp Marco Pilla, assinam convênio de Regularização Fundiária acompanhados dos vereadores Joaquinzão e Cristiano . Foto: Divulgação/Prefeitura

O prefeito Jamil Ono (PT) concretizou mais um sonho histórico para a população andradinense ao assinar, na tarde desta terça-feira (12), o convênio de Regularização Fundiária dos Núcleos urbanos de Planalto e Paranápolis, em São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes.

Jamil, o governador Geraldo Alckmin, o secretário de Justiça e da Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo César, e o diretor-executivo do Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), Marco Pilla, assinaram o documento que através do Programa Minha Terra vai levar tranquilidade aos moradores dos dois núcleos urbanos que há décadas esperam ter a propriedade definitiva de seus lotes.

Acompanhou o prefeito Jamil, os vereadores Cristiano do Agrícola (PSDB), Joaquim Justino da Silva, o Joaquinzão (PSDB), e o técnico da Secretaria do Meio Ambiente, Adriano Denuncio de Sá, que é morador de Planalto.   

Jamil comemora mais esta conquista do Governo de Andradina ressaltando a importância social já que a regularização dos lotes vai levar tranquilidade aos moradores dos dois núcleos urbanos que há décadas esperam ter os documentos de propriedade de suas casas.

“É a realização de um sonho e a quebra de um tabu. A pessoa tendo o título de propriedade legítimo de seu terreno ou da sua casa, valoriza o imóvel, permite o financiamento e ampliação, dá paz e tranquilidade, já que também garante a hereditariedade, podendo deixá-los para os filhos”, explica Jamil destacando que a regularização acontece sem custo às famílias.

Marco Pilla ressalta a segurança jurídica que a medida vai dar aos moradores. “Investir na regularização fundiária é promover o resgate da cidadania ao morador e a família”, destaca o diretor-executivo do Itesp.

O vereador Cristiano, que também participou desta conquista, explica que a regularização dos núcleos urbanos vai permitir ainda mais investimentos nestes locais. “A regularização também é bom para o legislativo e executivo, que agora poderá buscar mais recursos para melhorias, nas diversas esferas de governo”, comenta o vereador.

A conquista também foi comemorada pelo vereador Joaquinzão, outro parlamentar que atuou pelo convênio. “A regularização fundiária está aliada às políticas públicas e é essencial para a melhoria dessas importantes comunidades”, explica o vereador.   

Eduardo Hara comentou sobre o trabalho ainda como secretário de Habitação com um acompanhamento de todo o diagnóstico pelo Governo de Andradina através da pasta em conjunto com as secretarias de Negócios Jurídicos, Obras e Infraestrutura, Assistência e Promoção Social, Educação e Fazenda e Planejamento.

Edu explica que a partir de agora será feito um cadastramento de cada lote, aonde morador acompanha a medição do trabalho, que é feito de forma transparente pela equipe devidamente identificada do Itesp.  “A regularização vai permitir também a assistência mais ampla dos serviços públicos aos moradores dos núcleos urbanos. É um momento de alegria a todos os moradores”, comentou Hara.

No início do mês, o prefeito Jamil recebeu das mãos do diretor-executivo do Itesp, Marco Pilla, e do assessor da Diretoria Adjunta de Recursos Fundiários, Manoel Martins dos um compilado que apontou para regularização a mais de 300 famílias dos dois núcleos e deu caminho para a assinatura do convênio.

O diagnóstico apontou que a grande maioria dos moradores tem como prova de posse dos imóveis apenas documentos precários, mas que a situação será outra a partir dessa assinatura do prefeito Jamil.  

O estudo apontou também que tanto em Planalto como em Paranápolis alguns moradores já tem o devido registro, que foi conquistado, por exemplo, através de ações judiciais, e todos eles serão respeitados por já terem seus lotes regularizados.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close