Usina hidrelétrica de Ilha Solteira abre três vertedouros do reservatório

Fonte: Da redação, em27/02/2016

Usina abriu as comportas nesta sexta-feira (Foto: Reprodução / TV TEM)

As comportas da usina hidrelétrica de Ilha Solteira (SP) foram abertas nesta sexta-feira (26). A Cesp (Companhia Energética de São Paulo) liberou a vazão em três vertedouros pra que o reservatório não transborde.

A cena é difícil de acreditar, já que há quatro meses, o reservatório praticamente não tinha água nenhuma, a usina estava operando com capacidade mínima e o nível útil era quase 0%.  Segundo a assessoria da Cesp, não existe um dia específico para a companhia voltar a fechar as comportas.

A Cesp já tinha aberto na quarta-feira (24), as comportas da Usina Jupiá. A abertura das comportas é uma ação preventiva, normal para essa época do ano, e ocorre em razão das chuvas características do período chuvoso, que vai de novembro a abril. A Cesp disse que essa ação é necessária para garantir o amortecimento de cheias que podem ocorrer durante os meses chuvosos.

As três usinas integram o Sistema Interligado Nacional (SIN) e têm sua operação obrigatoriamente determinada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), inclusive quanto ao controle dos níveis dos reservatórios.

Compartilhar:

Veja Mais