Andradina sediou ciclo de palestras do TCE com 21 municípios

Fonte: Da redação com Assessoria de Imprensa, em12/02/2016

Prefeito Jamil agradece participação regional durante a abertura do “Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais”. Foto: Divulgação/Prefeitura

LEITOR ANDRAVIRTUAL TEM DESCONTO ESPECIAL: 10% OFF na sua primeira compra na Icabelos! (Clique e use no carrinho cupom BOASVINDAS10 - até 31/12)

O prefeito Jamil Ono (PT) e o presidente do TCE/SP, Dimas Eduardo Ramalho, que preside as atividades da Corte de Contas paulista durante o ano de 2016, foram os anfitriões na abertura do “Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais” realizada na manhã desta quinta-feira (11), na Câmara Municipal.

O encontro contou com a presença com agentes políticos e administrativos, entre eles prefeitos e vereadores de 21 municípios e cerca de 70 órgãos públicos, além de deputados da região do baixo Tietê.

“É muito importante este debate em Andradina, que se fortaleceu nos últimos anos como polo regional, principalmente com a presença do presidente Dimas. É um momento de auxílio às prefeituras e câmaras em nível regional”, explica o prefeito Jamil sobre o encontro que tem como principal tema a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei de Eleitoral.

Outro ponto que Jamil ressaltou é o fato do presidente Dimas Ramalho ter raízes no município, já que seu tio Eduardo Ramalho, foi o quarto prefeito de Andradina, e dá nome a praça e a unidade de saúde, o que também foi lembrado pelo próprio presidente do TCE/SP. “Lembro da minha infância com o meu tio que era médico, e sempre buscava ajudar a população”, comentou Dimas.

O evento teve detalhes acertados durante visita do diretor da Unidade Regional Andradina (UR/15) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP), Haruki Isa, no início de janeiro ao prefeito Jamil.  “Agradeço ao prefeito Jamil que não mediu esforços para a vinda desse encontro regional para Andradina”, citou Dimas.

Jamil também ressaltou a importância do órgão que tem a função de fiscalizar o funcionamento das partes contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Estado e dos municípios, como garantia de que o dinheiro público está sendo aplicado de forma correta.

“TCE/SP é fundamental nas orientações dos munícipios em não incorrer em erros por parte administrativa. É composto por profissionais de capacidade técnica de avaliação muito grande e este encontro vai promover esclarecimentos fundamentais, especialmente neste período eleitoral”, comenta Jamil.

Haruki ressaltou que o evento tem como principal objetivo que os munícipios evitem penalidades em relação aos gastos das prefeituras e câmaras dos municípios fiscalizados pelo Tribunal de Contas.  “Realizamos todo ano encontros para esclarecimento e orientações de prevenção aos agentes políticos sobre decisões da Casa sobre o último ano de mandato (LRF e Lei Eleitoral)”, explica o diretor.

Em breve o município vai ter a nova unidade da UR/15 que será instalada na avenida Barão do Rio Branco, próximo ao Poupa Tempo, que está em fase de licitação do projeto, e teve o terreno doado pelo Governo de Andradina.

"As novas instalações do Tribunal além de melhorar as condições do atendimento, acaba gerando outros benefícios para a cidade de Andradina, como os funcionários que passam a residir aqui, e firma, a importância do município como polo da região", explica o vice-prefeito Dr. Charles Kobayashi que também esteve presente no evento.

Além de Jamil, Dimas e Haruki a mesa diretiva foi composta pelo presidente da Câmara Municipal, Hernani Martins da Silva; o procurador geral do Ministério Público de Contas, Dr. Rafael Neubern Dermachi Costa; o defensor público, Douglas Ribeiro Basílio; o juiz eleitoral Douglas Borges da Silva, responsável pela 009ª Zona Eleitoral; o deputado federal, Fausto Pinato (PRB); o deputado estadual, Ricardo Madalena (PR); o deputado estadual, Itamar Borges (PMDB); o promotor de Justiça, Carlos Augusto Pereira Leitão; o secretário diretor-geral Dr. Sérgio Ciqueira Rossi; e o presidente da 91ª Subseção OAB Andradina, Betreil Chagas Filho. 

Compartilhar:

Veja Mais