Corpo de estudante de Rio Preto é identificado após acidente em Paraty

Fonte: Da redação, em08/09/2015

Estudante Kênia Diany Garcia tinha 22 anos (Foto: Reprodução/TV TEM)

Foi identificado no começo da noite desta segunda-feira (7), o corpo da estudante de engenharia de produção Kênia Diany Garcia, moradora de São José do Rio Preto. Ela era passageira do ônibus que tombou em Paraty (RJ). O acidente de domingo (6) provocou a morte de 15 pessoas e deixou outras 62 feridas. Confira lista dos passageiros. As informações são do portal G1/TV Tem.

Segundo informações da Polícia Civil de Paraty, amigos de Kênia fizeram o reconhecimento do corpo. A estudante estava com os amigos Rodrigo Lobanco Martinez Fonn, Silvio Jui e Cézar Augusto Lelis Silveira Francisco também moradores de Rio Preto. Dos três apenas o último continua internado no Hospital Miguel Couto, no Rio de Janeiro.

Os quatro amigos saíram de Rio Preto na sexta-feira (4) e foram de carro até Paraty. Pegaram esse ônibus para ir até Trindade e voltariam pra Rio Preto nesta segunda-feira (7), de acordo com informações de familiares dos estudantes.

O acidente

Um acidente envolvendo um ônibus deixou 15 mortos e 62 feridos no início da tarde de domingo (6), em Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro. O acidente aconteceu em um local conhecido como "Morro do Deus Me Livre", na estrada que liga o Centro da cidade a Trindade. As informações são da secretaria de Saúde de Paraty.

O ônibus partiu por volta das 12h10, do Centro de Paraty, com 81 passageiros, principalmente turistas e moradores, em direção a Trindade. O acidente aconteceu após cerca de 30 minutos de viagem. De acordo com a Polícia Civil, o motorista perdeu o controle do veículo devido a uma falha no freio e caiu em uma ribanceira de cerca de 50 metros. Um inquérito foi aberto para apurar também se havia superlotação.

Inicialmente, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e o governo da cidade informaram que 14 pessoas morreram no acidente. O número foi atualizado para 15 às 21h30, em uma coletiva de imprensa realizada pela secretário de Saúde de Paraty, Paulo Eduardo Gama Miranda. Uma das vítimas morreu no hospital.

Segundo os bombeiros, os feridos foram encaminhados para o Hospital São Pedro de Alcântara, em Paraty, e para unidades hospitalares de municípios próximos, como Angra dos Reis (Hospital da Praia Brava e Municipal) e Ubatuba (Santa Casa). Helicópteros foram usados para agilizar o transporte das vítimas. Entre os feridos estavam turistas paulistas e cariocas. O motorista tem quadro de saúde estável. Os corpos dos mortos serão levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Angra dos Reis.

Investigação

O ônibus partiu por volta das 12h10, do Centro de Paraty, e tombou após cerca de 30 minutos de viagem.

De acordo com a Polícia Civil, o motorista perdeu o controle do veículo devido a uma falha no freio e caiu em uma ribanceira de cerca de 50 metros. A estrada, que funciona em mão dupla, chegou a ficar fechada por cerca de duas horas e teve uma das faixas bloqueadas até o fim do dia, quando o veículo foi retirado. Um inquérito foi aberto para apurar também se havia superlotação.

O ônibus pertencia à empresa Colitur e fazia uma linha geralmente utilizada por turistas que aproveitam o sol nas praias de Trindade e voltam para o Centro de Paraty no fim do dia, conforme informou o prefeito de Paraty, Carlos José Gama Miranda, o Casé.

Procurada pelo G1, a Colitur divulgou uma nota oficial sobre o acidente. Confira:

"A Colitur lamenta profundamente o ocorrido e informa que está apurando as causas do acidente e prestando todos os esclarecimentos às autoridades. Informa também que está prestando todo o apoio às vítimas e aos familiares das vítimas fatais".

Luto e show cancelado

A Prefeitura de Paraty decretou luto de três dias pelas vítimas fatais do acidente. Em nota publicada na página do Facebook, a administração pública agradeceu "ao Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e equipe do hospital São Pedro de Alcântara, pelo empenho e dedicação no atendimento às vítimas. À Eletronuclear, pelo apoio. E às prefeituras de Ubatuba e de Angra dos Reis, por receberem os pacientes".

Por conta do acidente, a Prefeitura também cancelou um show com a dupla João Pedro e Fabiano que estava previsto para acontecer às 21h30 deste domingo na cidade. A apresentação faria parte das celebrações da Festa de Nossa Senhora dos Remédios, que homenageia a padroeira da cidade.

"Suspendemos o show, pois ficou uma situação muito difícil para a população", disse o prefeito Carlos José Gama Miranda, mais conhecido como Casé, que confirmou a realização do desfile de 7 de setembro e os shows programados para a data.

Pelo Facebook, a Prefeitura de Paraty divulgou uma lista parcial com o nome de 74 vítimas:

Mortos:

Bruno Mariani da Silva, de 26 anos

Juliana Rocha Medeiros, de 26 anos

Thalita Amâncio, de 31 anos

Raquel Amâncio, de 41 anos

Vanilda Santana Moura, de 62 anos

Gabriele Matheus de Macedo, de 21 anos

Robson Antunes Braga, de 52 anos

Cláudia Maria Arruda, de 54 anos

Kethllyn Fernandes Xavier, de 18 anos

Tatiane de Assis Albuquerque, de 38 anos

Sueli Testai Atui, de 68 anos

Kênia Diany Garcia, de 22 anos

Feridos:

Açucena dos Santos Nascimento

Adailton Antônio Brás Sobrinho

Adriana dos Santos

Aline Gonçalves da Silva

Ana Carolina Silva Araújo

Ana Claudia Brito de Macedo

Ana Paula Leme

Andrea Ives de Araujo

Andresa Ives de Araújo

Angelo da Silva

Anilda Ives de Araújo

Bruna Gabriel Barbosa dos Santos

Cézar Augusto Lelis Silveira Francisco

Claudia Jesus dos Santos

Claudio Pinto de Oliveira

Cleiton Scarpante

Eduardo de Souza

Edvaldo José de Brito

Eike Felipe Nascimento

Enna Marta Sampaio

Fernando Sávio Silva

Florência Campos

Franco Aurélio Ravicini

Gabriel Eduardo dos Santos

Guilherme Santana Paixão

Gustavo Correia

Heloisa Helena de Souza Gomes

Inês Moneda Arnole

Ivana Cazeto

José Marcio Marcos Mendes

José Marcos Alves

Kênia Diany Garcia

Leonardo Homero Medeiros

Letícia Gonçalves Leão

Luan Eloi Meirelles de Souza

Maiara Beatriz Silva

Marcel Magalhães Silva (motorista)

Maria Luisa de Souza Gomes

Maria Marta Silva

Mateus Gonçalves

Mikael dos Santos

Mirian dos Santos

Osmar Ribeiro

Paloma Soares Santos

Rafael Alves Santos

Rafael Araújo Soares

Rafael Nascimento Lucena

Rafaela Vieira dos Santos

Renata Diniz Viela

Renato Carneiro

Rodrigo Lobanco Martinez Fonn

Sabina Karem Edorer (alemã)

Sandra Aparecida Silveira

Sandra Landi Rominhole

Silvio Rogério Junior

Suzilene Martins Magalhães

Telma Aversa

Tiago Matos Azevedo

Vinicius Luis Miranda de Jesus

Vitoria Zavagli

Wallace Ferreira Cunha

Willian Rodrigues Donato

Wilson Carvalho Leão

Compartilhar:

Veja Mais