MP estuda transferência de animais de zoo onde ema foi esquartejada

Fonte: Da redação, em30/07/2015

Emas que sobraram no zoológico de Araçatuba (Foto: Reprodução / TV TEM)

O Ministério Público entrou no caso da morte da ema no zoológico de Araçatuba. O animal foi encontrado morto sem as pernas e asas, além do pescoço cortado, na última sexta-feira (24). Um estudo a pedido do MP será feito para verificar se os espaços onde os animais ficam são adequados. Dependendo do resultado, a promotoria pode até pedir  a transferência dos bichos para outro local. As informações são do portal G1/TV Tem. 

O MP também vai investigar o crime de maus-tratos à uma anta que foi esfaqueada no mesmo dia da morte da ema. As agressões aconteceram na semana passada, logo depois da morte do hipopótamo que era símbolo do zoológico. De acordo com a promotoria, tanto a morte da ema quanto os maus-tratos à anta serão incluídos no inquérito que está em andamento desde o ano passado. É o mesmo que investiga a morte de um casal de leões e uma onça durante a reforma do zoológico de Araçatuba. As obras, que ainda não foram concluídas, também são avaliadas pelo Ministério Público.

Além da ema, o hipopótamo “Miltão”, símbolo do zoológico, foi encontrado morto também na semana passada. Um laudo preliminar do hospital veterinário da Unesp apontou sacos plásticos e pedaços de metal no estômago dele. Depois das mortes a prefeitura começou a reforçar a segurança no zoológico e anunciou a contratação de mais guardas. Do ano passado pra cá nove animais morreram no zoológico de Araçatuba.

O diretor do zoológico de Araçatuba, Vitor Botelho, disse que o local realmente não tem a mínima condição de abrigar animais. Segundo o diretor, há 50 anos o local tinha condições seguras, mas agora não. Ele disse ainda que é obrigado a concordar com a promotoria.

Já o secretário de Meio Ambiente, Jorge Hector, disse que a prefeitura toma todas as providências para impedir que novas agressões aconteçam aos bichos. Ele informou também, que o zoológico está providenciando a certidão de manejo que habilita o local a criar animais em cativeiro. Ainda segundo ele, os problemas na estrutura, serão resolvidos até o fim da reforma.

Segurança
A prefeitura de Araçatuba anunciou na terça-feira (28) medidas para aumentar a segurança dos animais no zoológico da cidade. Uma delas será a contratação de mais seguranças para o local. A medida vem depois que uma ema foi encontrada esquartejada no zoológico, na última semana.

Atualmente apenas um vigilante cuida da área de 80 mil metros quadrados durante o dia e outro durante a noite. Além do aumento do número de guardas, estão sendo realizadas obras para reforçar as grades de proteção.

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, já começaram as vistorias e melhorias nos alambrados. Dois portões que são utilizados para a manutenção das jaulas dos bichos também foram trocados.

Relembre o caso
Uma ema foi encontrada morta na última sexta-feira (24) no espaço reservado para elas no zoológico da cidade. Segundo informações da polícia, os funcionários foram fazer uma vistoria no recinto que ficam os animais e encontraram a ema morta, além de uma anta ferida.

Os policiais averiguaram que a ema estava com o pescoço, pernas e asas cortadas nas juntas e a barriga aberta. Já a anta estava com feridas na lateral do corpo e nos lábios. Junto aos animais foi encontrada uma faca, que a polícia investiga se pode ter sido usada no crime. A polícia acredita que mais de uma pessoa tenha participado da ação. A área onde os animais ficam é restrita aos funcionários.


Veja Mais