Instituto dos Cegos de Rio Preto oferece prótese ocular gratuita

Fonte: G1, em06/11/2014

LEITOR ANDRAVIRTUAL TEM DESCONTO ESPECIAL: O milagre da manhã com super desconto!


O Instituto dos Cegos de São José do Rio Preto (SP) oferece prótese ocular de graça para quem precisa por meio de uma parceria com o SUS, Sistema Único de Saúde. O trabalho tem dado tão certo que em menos de 30 dias, a pessoa tem a prótese de vidro implantada. O material é a imitação de um olho de verdade e devolve de maneira segura,  a harmonia do rosto do paciente.

O frentista Antônio Marcos Molina teve um melanoma ocular, que é um tipo de câncer, e perdeu o olho direito. No lugar, foi implantada uma prótese, que imita quase que perfeitamente o outro olho. É preciso olhar bem de perto para perceber a diferença. “E uma média de 40 dias para recuperação, mas não senti nada de diferente, não atrapalhou em nada, pelo contrário”, afirma o frentista.

O estudante Alexandro da Silva Gomes perdeu a visão aos quatro anos, enquanto brincava com o irmão. Ele morava no Maranhão e no Estado as próteses eram caras, por isso, o implante só foi feito depois que ele se mudou para Rio Preto. No Instituto Rio-pretense de Cegos, ele não gastou nada. “Muito bom, vai mudar tudo na minha vida, posso ir aos locais sem as pessoas me perguntarem nada”, afirma.

Desde que o serviço começou a ser oferecido, há dois anos, mais de 100 pessoas já foram beneficiadas e o atendimento é feito no instituto. “A pessoa deve procurar o posto de saúde mais próximo da residência e já passa pela regulamentação. No máximo em uma semana a 15 dias passa pelo atendimento e de 20 a 25 dias ganha a prótese”, afirma Neiva Regina Rodrigues, funcionária do instituto.

A prótese não recupera a visão perdida, mas traz muitos benefícios. “Principalmente na questão da reintegração da pessoa na sociedade, além da estética, a prótese também manter a força do músculo na cavidade ocular”, afirma o oftalmologista Marcelo José Pádua.  Os interessados em receber a prótese podem procurar o Instituto dos Cegos em Rio Preto. O telefone é o (17) 3355-5000. A prótese é de graça.

 

Compartilhar:

Veja Mais