Incidente com avião reabre discussão sobre segurança em aeroporto

Incidente com avião reabre discussão sobre segurança em aeroporto

O incidente com um avião da TAM que teve um pneu estourado durante o pouso no fim de semana levantou novamente várias questões sobre a segurança do aeroporto de São José do Rio Preto (SP). Segundo a opinião dos pilotos, que diariamente pousam e aterrissam aeronaves de grande porte na pista de 1,7 mil metros, o maior terminal do noroeste paulista tem a pista muito curta e sem áreas de escape. As informações são do portal G1/TV Tem.

 

De acordo com os pilotos executivos, apesar do bom estado de conservação, a pista não é adequada e aeronaves maiores têm dificuldade para realizar os pousos. “O comprimento da pista está bem diminuído e nós também não temos a área de escape, conhecida também como stop way. Sobre o que aconteceu com o avião da TAM, se fosse uma situação mais crítica, a aeronave podia atravessar de um lado da cabeceira da rodovia ou na área onde funciona um supermercado ”, diz o piloto Almir de Almeida.

 

Com um fluxo médio de 62 mil passageiros por mês, o aeroporto de Rio Preto é considerado o segundo mais movimentado do interior de São Paulo. Por dia, 12 vôos comerciais fazem escalas em pontos estratégicos do país e 80 autorizações de vôo são concedidas diariamente no terminal.

 

No entanto, os recentes casos de problemas registrados durante os vôos abrem uma discussão sobre o terminal aéreo. No último sábado (16), o trem de pouso dianteiro estourou assim que o avião da TAM tocou no solo; o vôo vinha de do Aeroporto de Congonhas com 144 passageiros a bordo.

 

Para controlar o avião, o piloto teve de usar toda a extensão da pista. O desembarque só foi realizado cerca de uma hora e meia depois do acidente e foi preciso um ônibus para levar todos até o saguão.  Por causa do problema, o aeroporto ficou fechado por mais de duas horas e causou atrasos e transtornos para quem precisava embarcar.

 

Localizado próximo ao centro da cidade, apesar da facilidade de acesso, a área oferece riscos às milhares de casas e construções ao redor. O governo de São Paulo iniciou as obras de ampliação e reforma do aeroporto em outubro do ano passado. São mais de R$ 18 milhões em investimento com previsão de conclusão em agosto do ano que vem.

 

O Departamento Aeroviário de São Paulo não prevê um aumento da pista na reforma que está em andamento. Sobre o incidente do fim de semana, a TAM informou que faz todas as manutenções exigidas por lei e que abriu uma investigação interna para apurar como ocorreu o estouro do pneu.

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