Campeonato Europeu de futebol comemora 60 Anos e trás novidades para 2020

Fonte: , em16/03/2020

A EUROCOPA irá celebrar seu sexagésimo aniversário, são sessenta anos de realização da da maior competição do continente, e de seleções europeias.

     A grande novidade é que nesse ano serão doze países sedes, algo que nunca ocorreu antes na história da eurocopa. O fato se deu justamente pelas comemorações de aniversário da competição. A decisão foi tomada pelo antigo presidente da UEFA, Michael Platini que tem origem italiana e foi jogador de destaque na Juventus e na seleção francesa, onde ganhou a Eurocopa de 84.

     Também de olho nas comemorações que serão realizadas em 2020, o atual presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, anunciou a logo da Eurocopa. A imagem tem silhuetas de vários torcedores em tons de azul, laranja, vermelho e lilás, na região central foi desenhado o troféu Henri Delaunay que fica sobre uma ponte verde representando a união entre os doze países que irão sediar a competição esse ano.

     A intenção é transformar a edição de 2020 em uma verdadeira festa de aniversário para celebrar o futebol, esporte mundial tão amado pela população que usam oPitchinvasion Portugal Euro 2020 para celebrar.

     As cidades sedes já foram escolhidas, inicialmente seriam treze, no entanto a cidade de Bruxelas, na Bélgica, devido aos atrasos nas obras iniciais do estádio Eurostadium, acabou perdendo o direito de ser uma das sedes do torneio. O jogos que anteriormente estavam programados para acontecer na cidade Belga, foram transferidos para Londres, no estádio de Wembley. Por esse motivo a Eurocopa deixa de ter treze cidades sede e passa a ter doze, pois Londres já figurava entre a lista de cidades palco da competição.

     O campeonato irá reunir 24 seleções europeias de futebol, e as cidades que receberão as disputas são: Londres (Inglaterra), Munique (Alemanha), Roma (Itália), São Petersburgo (Russia), Baku (Azerbeujão), Bucareste (Romênia), Amsterdã (Holanda), Dublin (Irlanda), Bilbao (Espanha), Budapeste (Hungria), Glasglow (Escócia), e em Copenhague (Dinamarca).

     A França, atual campeã da copa do mundo, chega como uma das principais favoritas para vencer a competição da Euro 2020. Outro país que chega forte é a Espanha, com 6 partidas vencidas e apenas três gols sofridos, é certamente uma das favoritas do grupo F, que também está sendo chamado de grupo da morte. No mesmo grupo tem Portugal, atual campeão da competição, que também chega como um dos possíveis favoritos a levar esse título.

     Das 24 vagas disponíveis, 20 já foram definidas, as 4 restantes serão preenchidas a partir do play-off A, B, C e D que serão definidas entre os dias 26 e 31 de março de 2020 entre as equipes: Belarus, Bósnia, Bulgária, Escócia, Eslováquia, Geórgia, Hungria, Irlanda, Irlanda do Norte, Islândia, Israel, Kosovo, Macedônia do Norte, Noruega, Romênia e Sérvia.

     Até o momento os grupos ficaram definidos da seguinte maneira:

GRUPO A: Turquia, Itália e Suíça

GRUPO B: Dinamarca, Bélgica e Rússia

GRUPO C: Holanda, Áustria e Ucrânia

GRUPO D: Inglaterra,  Croácia e República Tcheca

GRUPO E: Espanha, Suécia e Polônia

GRUPO F: França, Portugal, e Alemanha

 

Compartilhar:


Veja Mais