Projeto + Saúde leva qualidade de vida a população de Andradina

Fonte: Da redação com Assessoria de Imprensa, em07/02/2020

O Governo de Andradina vem levando qualidade de vida e atividades saudáveis a população através do Projeto + Saúde em diversos bairros do município.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde o projeto é desenvolvido em consonância com o Programa “Agita São Paulo” em parceria com o Ministério da Saúde, Faculdade de Educação Física (FEA), Grupo Conviver, Secretarias de Cultura e Esporte, Academia da Saúde, e o NASF (Profissional de Educação Física, Nutricionista, Fisioterapeuta, Assistentes Sociais e Psicólogas).

Segundo explica o secretário da pasta, Farid Hadad, as ações buscam combater o sedentarismo, proporcionar melhor qualidade de vida, diminuição do peso corporal, melhora na autoestima, controle do colesterol e triglicérides, controle da pressão arterial, melhora na flexibilidade, fortalecimento ósseo e muscular, maior sociabilização, autonomia, equilíbrio, coordenação motora, diminuição de automedicação, bem-estar físico, social e mental.

O trabalho feito pelas educadoras físicas Cristiane Verdi Boccato, Tânia Florêncio e Anne Francis, sob a coordenação da educadora de Saúde, Eloá Pessoa, tem foco voltado a terceira idade, pessoas com hipertensão, diabetes, obesidade, gestantes, com problemas articulares como, artrite, artrose, bursite, osteoporose, fibromialgia, depressão, estresse e população em geral.

São realizadas as atividades de alongamento com aula de ritmos, circuitos, aulas de step, caminhadas relaxamento, exercícios localizados, hidroginástica, musculação, vôlei adaptado, aferição de pressão e teste de glicemia, cálculo do IMC e antropometria, dinâmicas recreativas com bolas, cordas, bambolês, entre outros.

Acontece também palestras nas unidades de saúde sobre os benefícios das atividades físicas, alimentação saudável, reaproveitamento de alimentos e emagrecimento.

Conforme destaca Eloá atualmente as atividades permanentes contam com a participação de aproximadamente 800 alunos cadastrados através de uma anamnese ou com encaminhamento dos Médicos das UBS (Unidades Básicas de Saúde), com faixa etária entre 15 a 92 anos. “Quem quiser participar basta procurar um local de atividade”.

Locais e horários

Na segunda-feira as atividades são realizadas das 7 às 8 horas no Bairro Santa Cecília (Igreja Santo Expedito), das 8h10 até as 9h10 na Escola Maria Vera, e das 9h30 às 10h30 em Paranápolis.

Às terças-feiras há aulas na Praça CEU das 7 até as 8 horas, no Bairro São João  (Comunidade Bom Jesus) das 8 às 9 horas, e na academia da saúde da Vila Mineira das 9 às 10 horas.

Na quarta-feira o Bairro Santa Cecília tem atividade das 7 até as 8 horas, na escola “Maria Vera” das 8 até as 9 horas, e na hidroginástica na FEA das 9h30 até as 10h30.

Na quinta-feira as atividades são realizadas na Praça CEU das 7 às 8 horas, no Bairro São João das 8h10 até as 9h10 e das 9h30 até as 10h30 em Paranápolis.

Às sextas-feiras das 7 às 8 horas na Academia da Saúde no Bairro Vila Mineira, aeróbica na FEA das 8h30 às 9h30 e também hidroginástica das 9h30 até as 10h30.



Veja Mais