Governo de Andradina acompanha inauguração de nova estrutura da ETE Saudade

Fonte: Da redação com Assessoria de Imprensa, em13/12/2019

Modernizada estação terá capacidade triplicada

Uma equipe do Governo de Andradina, convidados e colaboradores acompanharam o ato de inauguração na manhã desta quinta-feira (12) do novo módulo de lagoas e o projeto de revitalização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) “Saudade” que acaba de passar por uma modernização recebendo investimentos de R$ 1,7 milhões.

Localizada na Fazenda Saudade nas proximidades da unidade de um frigorífico, o sistema que atualmente trata 2,6 milhões de litros de esgoto por dia, com a instalação da nova estrutura, terá a capacidade triplicada, podendo chegar a 6,8 milhões de litros.

Para o secretário do Meio Ambiente, Cláudio Gotardo, Andradina entra para o rol de poucas cidades no país a ter quase 100% de esgoto tratado. “Está é uma conquista histórica para o município principalmente para nossa população, pois é a eficiência deste sistema, impermeabilizado, que garante muito mais qualidade de vida e saúde, preservando o meio ambiente e tornando nossa cidade próspera e sustentável, pronta para receber novos moradores e investimentos”, completou.

Essa entrega é mais um marco para a história do saneamento básico do município como explicou o diretor operacional da concessionária, Antonio Hercules Neto, “Muitas obras importantes nessa área já foram realizadas, como novas redes, adequações e adequações e modernização da ETEs. Nosso objetivo é o aumento da qualidade de vida dos moradores, das próximas gerações e para a preservação do meio ambiente”.

A ETE “Saudade” atende os bairros: Alto dos Ipês, Residencial Morada do Sol, Ecoville, Village, Jardim das Tulipas, Vila Botega, Jardim Brasil, Vila Peliciari, Stella Maris, Jardim Santo Antonio, Parque Urubupunga, Centro, Vila Rica, Mineira, Parque São Gabriel, Norvic I e II, Empresarial Guanabara, Vila Messias e Vila São Pedro, o que corresponde a 25% da população do município.

Atualmente, a cidade possui 99% do esgoto coletado e tratado e cinco sistemas: São Pedro I e II; Saudade; Pereira Jordão; e Figueira. Mais de 200 milhões de litros de esgoto são tratados todos os meses. Para elevar essa taxa para os 100%, chegando à  universalização, a Águas Andradina já iniciou a construção de um sistema de tratamento em Planalto e, ainda em 2020, terão início as obras no distrito de Paranápolis.

Também estiveram presentes o secretário de Obras e Infraestrutura, Ernlado Costa Calvoso, o diretor da Arsae (Agência Reguladora Serv de Água e Esgoto), Sinval Previato o diretor administrativo financeiro da Águas de Andradina, Luiz Guilherme Bizelli, o diretor da área de relações institucionais da Iguá, Luiz Fernando Barrozo Fabbriani e o gerente operacional da Águas de Andradina, André Squissato Scanavini. 




Veja Mais