Prazo presencial para apresentação de reservista do Exército tem início na próxima segunda

Fonte: Da redação com Assessoria de Imprensa, em05/12/2019

O Governo de Andradina por meio da 7ª Delegacia de Serviço Militar da 6ª Circunscrição comunica que de 09 a 16 de dezembro o reservista que serviu ao Exército há 5 anos deverá se apresentar à Junta Militar em que serviu ou a mais próxima de sua residência para realizar o Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR).

Vale lembrar, que ao ser incluído na reserva, o soldado permanece na disponibilidade por prazo fixado pelos Comandos Militares, de acordo com as necessidades de mobilização pelo prazo de 5 anos.

Durante o período passado na disponibilidade, deverá estar em condições de atender prontamente a uma convocação, pelo que ficará diretamente vinculado à organização onde prestou o Serviço Militar ou outra que lhe tiver sido indicada.

Nos 4 primeiros anos a atualização deve ser feita pela internet, no 5º ano, após ter servido, deverá comparecer para atualização cadastral.

Para aqueles que vivem no exterior, além da opção online, é possível prestar o EXAR por intermédio de uma repartição consular.
Caso o cidadão não faça a apresentação regular dentro do período do EXAR, a mesma pode ser feita em qualquer época do ano, por exemplo na Junta Militar, bastando estar de posse do seu documento de situação militar. Nestes casos, de apresentação depois do período normal, será cobrada uma multa prevista em legislação.




Veja Mais