Dia da Consciência Negra é comemorado em Andradina

Fonte: Da redação com Assessoria de Imprensa, em13/11/2019

MUDANÇAS DE HÁBITOS, VÍCIOS E SAÚDE: Hipnose Clínica: atendimento em Andradina (SP).

No dia 20 de novembro, quarta-feira, será comemorado em Andradina o feriado da Consciência Negra de acordo com Lei Municipal n° 3.053/2014 que instituiu a data desde o ano de 2014.

O secretário de Promoção a Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Carvalho, explica que a data é um momento de reflexão sobre a inserção do negro na sociedade e que a pasta preparou uma semana de atividades especiais para marcar o dia.

Do dia 18 a 23 de novembro das 08h às 20h será realizada uma Exposição na Pinacoteca da Secretaria de Cultura intitulada “Andra Afro”. Entre as atrações estão trabalhos dos alunos da escola Alice Marques e da rede municipal de ensino, livros de contos e esculturas africanas, além de exposição de fotos: negros que marcaram história no Brasil e imagens de personalidades de Andradina.                                                                         

Conforme destaca a presidente do Conselho Municipal Negro, Roberta Aparecida de Oliveira, ainda haverá no dia 19 de novembro (terça-feira) apresentações especiais no Centro Cultural Pioneiros de Andradina.

“Serão apresentações de danças, especialmente as africanas, poemas, capoeira, pintura corporal e trança, coral e muito mais”, convida Roberta a prestigiar o evento que começa às 19h.

A coordenadora de Igualdade Racial, Lucineia Pereira, ressalta que a data do feriado da Consciência Negra foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, apesar da abolição da escravatura, de forma oficial, só acontecer em 1888, os negros já resistiam e lutavam contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.

“É de suma importância à valorização da cultura e do povo africano que tanto colaborou na formação da identidade nacional”, completa Lucineia



Compartilhar:

Veja Mais