Governo de Andradina é sede de encontro regional de capacitação sobre a dengue

Fonte: Da redação com Assessoria de Imprensa, em01/02/2019

Secretaria Municipal de Saúde e Diretoria Regional de Saúde realizaram um evento de capacitação e orientação aos gestores em saúde da região. Foto: Secom/Andradina

LEITOR ANDRAVIRTUAL TEM DESCONTO ESPECIAL: O milagre da manhã com super desconto!

Na última segunda feira (28), às 20 horas, no Clube dos Médicos, o Governo de Andradina por meio da Secretaria Municipal de Saúde, setor de Vigilância Epidemiológica, em parceria com a Diretoria Regional de Saúde II e o Grupo de Vigilância Epidemiológica XI de Araçatuba, realizaram um evento de capacitação e orientação aos gestores em saúde da região, médicos e enfermeiros, sobre organização de fluxos de trabalho, prevenção às arboviroses (doenças transmitidas por mosquitos) e tratamento clínico de pacientes com dengue.

A reunião foi mais uma ação conjunta da Prefeitura Municipal de Andradina e do Governo do Estado com a finalidade de capacitar seus profissionais de saúde frente aos diversos casos de dengue registrados em todo o estado de São Paulo, principalmente na região Oeste.

Houve grande participação dos profissionais da saúde, tanto da rede pública, como privada, e algumas palestras foram proferidas por três médicas infectologistas, doutoras Lidia Maria dos Reis Santana, Maria do Carmo Rodrigues dos Santos Camis, ambas da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde e Vivian Ailt, da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Esteve presentes no evento a diretora do Grupo de Vigilância Epidemiológica XI, Millene Uras Seixas Santos Dias que atua no auxílio das organizações às ações de vigilância em saúde na região de Araçatuba.O secretário municipal de Saúde de Andradina, Marcelo Gimenez, fez a abertura do evento, representando a prefeita Tamiko Inoue, e a diretora da Atenção Básica, enfermeira Sandra Gomes.A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Andradina, Dra. Terezinha Maria Gomes Manteiga, e a responsável pela Educação permanente da Secretaria de Saúde de Andradina, Eloá Pessoa foram as organizadoras do evento.

“Precisamos unir forças para fazermos o enfrentamento da dengue que, para nós, é um problema regional, pois vários municípios da região de Araçatuba estão com elevados números de casos. Pela proximidade dos municípios e pelo trânsito intenso de pessoas, a transmissão dos casos torna-se rápida de um município para o outro”, comentou a diretora Regional de Saúde de Araçatuba, Claudineia Cecília da Silva.

As ações contra a dengue no município de Andradina continuam com a pulverização das vias públicas feitas pela SUCEN, visitas domiciliares feitas por agentes de Saúde e de Endemias. Além disso, a aplicação de veneno domiciliar por agentes do Setor de Endemias e limpeza da cidade organizada por diversas Secretarias da Prefeitura. Nos próximos dias haverá a borrifação de veneno também nas galerias sob as vias públicas, anunciou Marcelo Gimenez.

Muitos municípios por todo o Estado enfrentam sérios problemas em relação a dengue, entre eles Andradina, Araraquara, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Catanduva, Pereira Barreto, Ilha Solteira, Guaraçaí, Bauru, Suzanápolis, entre outros.


Compartilhar:

Veja Mais