Indústria do fumo dos EUA terá que publicar em jornais os efeitos do cigarro

Indústria do fumo dos EUA terá que publicar em jornais os efeitos do cigarro

As publicações nos jornais serão feitas durante quatro meses -Foto: Banco Mundial/ONU
As publicações nos jornais serão feitas durante quatro meses -Foto: Banco Mundial/ONU

As principais companhias de tabaco dos Estados Unidos (EUA) começarão amanhã (24) a publicar anúncios em 50 importantes jornais para "corrigir" as afirmações enganosas feitas durante anos sobre os efeitos do tabagismo, ação que cumpre ordem judicial de 2006. A informação é da Agência EFE.

Em nota, o Departamento de Justiça norte-americano alertou, nessa quarta-feira, sobre a inundação iminente de anúncios na mídia americana durante o próximo ano.

Nesta sexta-feira, 50 dos jornais mais importantes dos EUA, incluindo o Wall Street Journal, New York Times e Washington Post começarão a publicar anúncios de página inteira que devem "esclarecer" ao público os verdadeiros efeitos do tabaco, diz a nota.

As publicações nos jornais serão feitas durante quatro meses. Além disso, no início da próxima semana e durante um ano, emissoras de televisão de todo país transmitirão esses anúncios.

Segundo o Departamento de Justiça, os anúncios vão incluir algumas dessas frases: "Fumar mata, em média, 1,2 mil americanos por dia"; "Fumar é altamente viciante, a nicotina é a droga que causa dependência ao tabaco"; e "As empresas de tabaco projetaram cigarros intencionalmente com nicotina suficiente para criar e manter essa dependência".

O processo remonta a 1999, quando o governo de Bill Clinton (1993-2001) acusou as companhias de tabaco de conspirar para enganar o público sobre os riscos de fumar e de promover o consumo de tabaco entre adolescentes com campanhas publicitárias que incluíam desenhos animados.

As acusações foram baseadas na lei especial contra o crime organizado e organizações corruptas, chamada Rico por sua sigla em inglês, e inicialmente lançada para combater grupos como a máfia.

Como parte desse processo, em 2006, o Tribunal do Distrito de Columbia determinou que as empresas Altria, a sua filial Philip Morris USA e R.J. Reynolds Tobacco que publicassem nos veículos de imprensa dos EUA anúncios para "corrigir" a percepção errada que o público tinha há anos sobre o tabaco.

A ordem começará a ser cumprida amanhã, com mais de dez anos de atraso, devido à grande quantidade de recursos interpostos pelas companhias de tabaco.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

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