Governo de Andradina realiza debate de enfretamento da violência contra pessoa com deficiência

O Governo de Andradina através da Secretaria de Promoção e Assistência Social e o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) realizaram, na manhã da última quinta-feira (1º),

“Depender de alguém não tira da pessoa com deficiência o direito de ser respeitado!” foi o tema do evento. Foto: Divulgação/Prefeitura
“Depender de alguém não tira da pessoa com deficiência o direito de ser respeitado!” foi o tema do evento. Foto: Divulgação/Prefeitura

O Governo de Andradina através da Secretaria de Promoção e Assistência Social e o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) realizaram, na manhã da última quinta-feira (1º), o Evento de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa com Deficiência na Câmara Municipal.

Com o tema “Depender de alguém não tira da pessoa com deficiência o direito de ser respeitado!”, o evento teve por objetivo estimular uma reflexão sobre direitos e mobilização quanto a conscientizar a sociedade sobre a igualdade de oportunidades.

O encontro também marca o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, instituído em 03 de Dezembro 1992 pela ONU (Organizações das Nações Unidas), que a partir de então estimula a reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência, tanto na instância nacional quanto municipal.

Representando o prefeito Jamil Ono (PT), o secretário de Negócios Jurídicos, Leonardo de Freitas Alves, citou que o maior desafio é oferecer, além dos direitos, a proteção através de um trabalho em rede realizado por profissionais que buscam aprimorar dentro da lei e do estatuto da Pessoa com deficiência.

“O Governo de Andradina através do prefeito Jamil compreende que com eventos importantes que capacitam os excelentes profissionais disponíveis na rede é possível de forma humanizada incluir e compreender as necessidades da pessoa com deficiência, visando à qualidade de vida delas”, afirmou o Leonardo.

O Creas executa o serviço do PAEFI (Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos) e através dos profissionais da rede prestam orientações acompanhamentos da pessoa com deficiência, idosas e suas famílias que sofrem algum tipo de violência física e psicológica, abandono, negligência, afastamento do convívio familiar e isolamento social.

A secretária de Promoção e Assistência Social, Lucinéia Pereira, ressaltou a importância dessa inclusão. “As políticas públicas e programas sociais que garantem a inclusão da pessoa com deficiência tem se tornado prioridade no município. Essa é uma das formas de promover também os direitos humanos e um atendimento de igualdade garantindo a acessibilidade e os cuidados preventivos”, contou Lucinéia.

As palestrantes convidadas do Senac Araçatuba, Ana Paula Ferreira Vieira Teixeira e Edna Aparecida de Almeida Dias, falaram sobre novos históricos e contextos da pessoa com deficiência,  da importância do trabalho realizado em rede, das formas de prevenção, do enfrentamento à violência e da atuação dos profissionais do CREAS. A psicóloga Luciana Cristina Souza Cruz e o assistente social Thiago Agenor falaram sobre os diagnósticos de vulnerabilidade da pessoa acompanhada no CREAS e o cuidado realizado pelo SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

Participaram ainda do evento a secretária de Saúde e Higiene Pública, Jane Martins, o secretário de Transito, Transporte e Mobilidade Urbana, Lucas Teixeira, a secretária de Promoção à Cidadania e Direitos Humanos, Kamila Cangussu, a secretária de Habitação, Ana Carolina, a coordenadora do CREAS, Paula Salesse Monsani, o Diretor de Proteção Social, Guilherme Inácio Cochi Rangel, representantes da Apae, da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), do Conselho Tutelar e  do Caps AD (Centro de Atendimento Psicossocial – Álcool e Drogas).

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close