Governo de Andradina e Elektro participam de mais uma etapa do projeto Energia Comunitária

O Governo de Andradina participou, na noite da última sexta-feira (14), da apresentação do Programa Energia Comunitária, da concessionária Elektro na EMEF (Escola Municipal Ensino Fundamental) Zoraide Carvalho de Oliveira

As famílias receberam as orientações e esclarecimentos sobre o projeto que vai beneficiar famílias com aquecedores solares, refrigeradores novos e lâmpadas mais econômicas. Foto: Divulgação/Prefeitura
As famílias receberam as orientações e esclarecimentos sobre o projeto que vai beneficiar famílias com aquecedores solares, refrigeradores novos e lâmpadas mais econômicas. Foto: Divulgação/Prefeitura

O Governo de Andradina participou, na noite da última sexta-feira (14), da apresentação do Programa Energia Comunitária, da concessionária Elektro na EMEF (Escola Municipal Ensino Fundamental) Zoraide Carvalho de Oliveira, no bairro Vila Mineira.

Representando o prefeito Jamil Ono (PT), o secretário de Esportes, Lazer e Juventude, José Henrique Pastorelli comentou que o programa além de garantir o uso seguro e consciente de energia às famílias beneficiadas, ainda há economia financeira.

“O Governo de Andradina através de suas parceiras visam à melhor distribuição de renda, e garante cada vez mais uma qualidade de vida aos munícipes”, afirmou Pastorelli.

Dentro das 112 cidades beneficiadas para receber o projeto, o Programa em Andradina, nesta segunda etapa, vai atender famílias dos bairros Vila Mineira, Stella Maris, Jardim Santa Cecília, Quinta das Castanheiras, Vila Peliciari, Parque São Gabriel, Jardim Santo Antonio, Piscina, Vila Botega, Jardim Bela Vista, Jardim Brasil, Vila Messias, Paranápolis, Vila Rica, Vila São Pedro, Jardim das Orquídeas, Parque Urubupungá, Fazenda Guanabara e Jardim das Tulipas.

A iniciativa da distribuidora de energia prevê a doação de 160 refrigeradores novos, 200 aquecedores solares e mais um kit com 5 lâmpadas fluorescentes  – 10 mil serão distribuídas -, que são mais econômicas que as incandescentes, para famílias que serão selecionadas através do cruzamento de informações da base de dados da Secretaria de Promoção à Assistência Social e da Elektro.

O especialista institucional, Fabio Costa, explicou que a concessionária e o Governo de Andradina mantém um relacionamento de parceria que sempre deu certo, e que essa é a segunda apresentação do programa que pode chegar a ser considerado um dos maiores da Elektro. Na primeira etapa estão sendo beneficiados moradores do Benfica, Barbaroto, Gasparelli, Nova Canaã, Feltrin e Antena.

 “Andradina é um município que já realizamos projetos de sucesso como a Escola de Eletricistas. Ela formou profissionais que hoje fazem parte do quadro de funcionários”, destaca Fabio, explicando que nesse novo programa o objetivo é incentivar o uso seguro e eficiente de energia elétrica.

O projeto vai beneficiar famílias que estão no Cadastro Único do Governo Federal e possuem o número do NIS (Número de Identificação Social), estando aptas a receber a tarifa social conforme a legislação vigente (meio salário mínimo per capita).

Parte dos recursos utilizados no projeto é vinculada ao Programa de Eficiência Energética, promovido pela Elektro por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O analista em projeto, Tales Reis, esclareceu as famílias presentes detalhes importantes sobre os tipos de telhados, modelos dos refrigeradores e das lâmpadas que serão trocadas. “Os técnicos fazem as visitas às residências para análise de viabilidade das ações, especialmente para no caso da instalação dos aquecedores solares e identificar os refrigeradores que serão trocados”, comenta Tales.

A apresentação do projeto de orquestra “Palco Escola” da EMEBI (Escola Municipal de Ensino Básico Integral) Ondina Höfig de Castilho abriu a noite antes de explicação do Programa.

Durante o evento, enquanto os pais recebiam as orientações e tiravam às dúvidas, as crianças se divertiram em uma área com brinquedos, pipocas e algodão doces que foram distribuídos pela concessionária.  A Secretaria de Saúde e Higiene Pública também disponibilizou em um dos espaços, profissionais para aferir a pressão e glicemia.

Participou também do ato pela concessionária o coordenador de eventos, Denis Nogueira. Acompanhou ainda a secretária de Promoção e Assistência Social, Lucinéia Pereira, a secretária de Cultura, Keila Vianna, a secretária de Promoção a Cidadania e Direitos Humanos, Kamila Cangussu e a secretária de Habitação, Ana Carolina Silva e a coordenadora de Cultura, Sandra Regina Pereira.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close