Jamil acompanha evolução do Projeto Executivo do contorno ferroviário

O prefeito Jamil Ono (PT) e equipe de Governo estiveram nesta sexta-feira (14), em São Paulo, para discussões sobre a evolução do Projeto Executivo do contorno ferroviário do município, na sede da empresa Urbaniza Engenharia Consultiva

Jamil durante reunião na sede da empresa Urbaniza Engenharia Consultiva, empresa responsável pelo Projeto Executivo em São Paulo. Foto: Divulgação/Prefeitura
Jamil durante reunião na sede da empresa Urbaniza Engenharia Consultiva, empresa responsável pelo Projeto Executivo em São Paulo. Foto: Divulgação/Prefeitura

O prefeito Jamil Ono (PT) e equipe de Governo estiveram nesta sexta-feira (14), em São Paulo, para discussões sobre a evolução do Projeto Executivo do contorno ferroviário do município, na sede da empresa Urbaniza Engenharia Consultiva.

Jamil esteve reunido com o diretor da Urbaniza, que é a empresa responsável pelo Projeto Executivo, Lorenzo Linhares, com a gerente de engenharia, Luciana Ferraro Adjemian, e com o representante da Rumo-ALL, Emanuel Tavares Costa Junior.  Acompanhou também o secretário de Obras e Infraestrutura, Ernaldo Calvoso, o secretário de Meio Ambiente, Claudio Gotardo e a assessora, Andreia Silva.

O Projeto Executivo segue a análise prévia levantada no EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental), que teve aprovação do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), e apontou o contorno como a opção mais viável para resolver o problema causado pela linha férrea que cruza todo o centro urbano de Andradina provocando além do transtorno em termos de mobilidade, o risco de sérios acidentes.

Jamil explica que da Malha Oeste, que liga Mairinque (SP) à Corumbá (MS), Andradina é o único município do Estado de São Paulo a ter o EVTEA pronto e está prestes a entregar o Projeto Executivo. “Assim como a conquista histórica do ICMS, a retirada dos trilhos do centro também é prioridade do Governo de Andradina”, ressalta Jamil.

Outro ponto ressaltado por Jamil é que daqui aproximadamente duas semanas, o Governo de Andradina tem uma reunião, em Brasília, no Ministério dos Transportes, com a diretoria de infraestrutura ferroviária do Dnit para acertos finais do projeto executivo, também com a presença de representantes da Urbaniza e da Rumo-ALL.

 “Estamos acompanhando de perto, buscando agilidade do projeto e trabalhando para concluir todos os estudos para conseguirmos os investimentos necessários e quebrar mais este tabu”, comenta o prefeito Jamil ressaltando que a segurança da nossa população é o principal interesse nesse projeto e tem grande chance de acontecer nos próximos anos.

O secretário de Obras, Ernaldo Calvoso, explica que além de acompanhar a evolução do projeto a reunião serviu para inserir novos estudos e exigências para dar continuidade ao trabalho que foi feito.

O projeto, iniciado no começo de 2015, aborda vários pontos em que o traçado ferroviário cause a menor intervenção possível em termos ambientais e também que favoreça os custos da obra.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close