Governo de Andradina e Itesp se unem para regularização de Planalto e Paranápolis

O prefeito Jamil Ono (PT) recebeu, na manhã deste sábado (02), na presença de moradores, o diagnóstico fundiário dos núcleos urbanos de Planalto e Paranápolis do Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), em ato solene na prefeitura

 Jamil recebeu das mãos do diretor-executivo do Itesp, Marco Pilla, e do assessor da Diretoria Adjunta de Recursos Fundiários, Manoel Martins dos Santos, diante dos moradores, o diagnóstico fundiário dos núcleos urbanos de Planalto e Paranápolis. Foto: Divulgação/Prefeitura
Jamil recebeu das mãos do diretor-executivo do Itesp, Marco Pilla, e do assessor da Diretoria Adjunta de Recursos Fundiários, Manoel Martins dos Santos, diante dos moradores, o diagnóstico fundiário dos núcleos urbanos de Planalto e Paranápolis. Foto: Divulgação/Prefeitura

O prefeito Jamil Ono (PT) recebeu, na manhã deste sábado (02), na presença de moradores, o diagnóstico fundiário dos núcleos urbanos de Planalto e Paranápolis do Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), em ato solene na prefeitura.

Jamil recebeu das mãos do diretor-executivo do Itesp, Marco Pilla, e do assessor da Diretoria Adjunta de Recursos Fundiários, Manoel Martins dos Santos, o compilado, que é o instrumento jurídico legal, e apontou que será possível fazer a regularização sem custo a mais de 300 famílias dos dois núcleos.

O momento histórico foi destacado pelo prefeito Jamil devido à importância social do estudo que apontou positivamente para a regularização dos lotes que vai levar tranquilidade aos moradores dos dois núcleos urbanos que há décadas esperam ter os documentos de propriedade de suas casas.

“Estamos perto de mais uma conquista histórica e a realização de um sonho para centenas de famílias de Planalto e Paranápolis que passarão a ter o título de propriedade legítimo de seus imóveis, situação que abre caminho para uma série de benefícios”, ressaltou o prefeito Jamil destacando que o convenio do Programa Minha Terra deve ser assinado nas próximas semanas. 

O diagnóstico apontou que a grande maioria dos moradores tem como prova de posse dos imóveis apenas documentos precários, mas que a situação será outra a partir desta ação realizada pelo Governo de Andradina conjuntamente com o Itesp através do Programa Minha Terra. 

O diretor-executivo do Itesp, Marco Pilla, destacou o trabalho diversificado em São Paulo, como em regiões de quilombolas, o que gerou uma expertise na regularização fundiária urbana e rural no estado.

“É uma satisfação de estar em minha cidade natal e levar cidadania a quem precisa. Os maiores beneficiados são os moradores que logo contarão com uma segurança jurídica”, comentou Pilla.

Pela Câmara Municipal estiveram presente o presidente do legislativo, Hernani da Bahia, e os vereadores Cristiano do Agrícola (PSDB), Joaquim Justino da Silva (PSDB), Marcio Makoto (PT), Nelson Pegoraro (PSD) e Maria Nadir.

Cristiano informou que a regularização dos núcleos urbanos vai permitir mais investimentos nestes locais. “A regularização também é bom para o legislativo e executivo, que agora poderá buscar recursos para melhorias, nas diversas esferas de governo”, comentou o vereador.

O estudo apontou que tanto em Planalto como em Paranápolis alguns moradores já tem o devido registro, que foi conquistado através de ações judiciais, e todos eles serão respeitados por já terem seus lotes regularizados. Outra situação semelhante é em relação às casas do CDHU em Paranápolis que já estão em situação regular e por isso não estão incluídas no levantamento.

Manoel destaca que o objetivo final do diagnóstico é reconhecer as posses. “A partir de agora será feito um cadastramento de cada lote, aonde morador acompanha a medição do trabalho, que é feito de forma transparente pela equipe devidamente identificada do Itesp”, comentou.

Eduardo Hara, explicou o trabalho ainda como secretário de Habitação com um acompanhamento de todo o diagnóstico pelo Governo de Andradina através da pasta em conjunto com as secretarias de Negócios Jurídicos, Obras e Infraestrutura, Assistência e Promoção Social, Educação e Fazenda e Planejamento.

Os documentos de posse do imóvel trazem vários benefícios aos moradores que passam a ter acesso, por exemplo, a financiamentos para melhorarem ou ampliarem suas casas. “A regularização vai permitir também a assistência mais ampla dos serviços públicos aos moradores dos núcleos urbanos. É um momento de alegria a todos os moradores que vão realizar este sonho tão esperado”, comentou Hara.

Acompanhou também o secretário de agricultura, Nino Spegiorin, o diretor regional do Itesp, Clovis Etto e a supervisora do Itesp, Ana Claudia Simões Pilla.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close