Governo de Andradina percorre casas, comércio e igrejas para combater dengue, zika e chikungunya

O Governo de Andradina iniciou nesta segunda-feira (28) mais uma frente de ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti que além da dengue é transmissor da zika e chikungunya

Da redação com Assessoria de Imprensa
Da redação com Assessoria de Imprensa

O Governo de Andradina iniciou nesta segunda-feira (28) mais uma frente de ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti que além da dengue é transmissor da zika e chikungunya.

A partir do decreto de Estado de Emergência cerca de 300 funcionários públicos entre os de carreira, secretários e assessores participaram do mutirão, batendo palma de porta em porta para dialogar e vistoriar cada um dos imóveis com a finalidade de promover a conscientização e eliminar os criadouros.

A ação comandada pelo prefeito Jamil Ono (PT) e o vice-prefeito Dr. Charles Kobayashi (PSD), ocorreu no Quinta dos Castanheiras e Jardim Bela Vista na zona Leste, no Otávio Minholi e Dehira na zona Oeste e no centro comercial para conversar com os lojistas e vendedores simultaneamente.

O prefeito Jamil participou das visitas ao Quinta dos Castanheiras e conversou, junto com agentes de saúde e de endemias, com os moradores sobre a importância de cada um no combate ao aedes. No mesmo momento Dr. Charles fazia a conscientização no Otávio Minholi, enquanto a equipe também passava pelo centro comercial. Ao todo foram visitados 54 quarteirões.

A ação continua pela cidade até quarta-feira. Nesta terça-feira quem recebe as vistas são os moradores do Bairro Gasparelli e Parque São Gabriel.

“A proposta é mobilizar a população para que se crie o costume diário de vistoriar o próprio quintal. As pessoas estão sendo bem receptivas e entendo a importância para toda a população de manter a casa livre dos criadouros do mosquito”, explicou Jamil.

A grande novidade é a aplicação de um selo na residência, lojas e indústrias que forem visitadas e estiverem sem criadouro do mosquito Aedes Aegypti. “A partir dessa visita será colado o selo com os dizeres ‘Dengue Aqui Não: Esta Casa Está Livre de Criadouros da Dengue’, para a equipe da Secretaria de Saúde identificar os prédios visitados e fazer o acompanhamento”, explica o secretário da pasta, Ari Guimarães Soares.

 “Com toda a mídia e ações feitas ao longo de décadas a população sabe o que deve fazer para não ter o criadouro do mosquito Aedes Aegypti em casa, mas ainda precisa se habituar a agir diariamente para efetivar o combate e a ideia é levar essa mensagem a cada um dos andradinenses que o fato dele percorrer o próprio quintal deve se tornar um costume como trancar a porta ou portão para ter sua casa protegida”, comentou Ari.

Esta campanha do Governo de Andradina segue ao Andradina Limpa Contra a Dengue que promoveu a coleta de materiais inservíveis ao longo do ano nos bairros com mais casos de pessoas contaminadas pela dengue e as visitas das equipes das agentes de controle de endemias, a pulverização da rede de água pluvial com equipamento próprio do município e ações de conscientização diária nas escolas e eventos públicos, além das campanhas publicitárias nos meios de comunicação. O município mantém também o cultivo da planta Crotalária que é um combate natural por atrair os predadores do mosquito Aedes Aegypti.

“Já tínhamos uma preocupação grande com a dengue e agora estamos vendo notícias da proliferação da zika nos estados do nordeste do país a ponto de pedir para as mulheres não engravidarem neste período devido ao risco da criança nascer com microcefalia caso a mãe venha ser contaminada, porém estamos falando de algo que afeta as novas gerações e para fazermos nossa parte o trabalho tem que começar na nossa cidade, na casa de cada um dos andradinenses”, comentou Dr. Charles.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close