II Feira Afro Andradinense do Governo de Andradina teve programação cultural variada

O Governo de Andradina através da Secretaria de Promoção à Cidadania e Direitos Humanos realizou no último fim de semana programação cultural especial alusiva ao “Dia da Consciência Negra”, comemorado no dia 20 de novembro, feriado municipal

Feira fez parte das comemorações pelo “Dia da Consciência Negra”( 20 de novembro) . Foto: Divulgação/Prefeitura
Feira fez parte das comemorações pelo “Dia da Consciência Negra”( 20 de novembro) . Foto: Divulgação/Prefeitura

O Governo de Andradina através da Secretaria de Promoção à Cidadania e Direitos Humanos realizou no último fim de semana programação cultural especial alusiva ao “Dia da Consciência Negra”, comemorado no dia 20 de novembro, feriado municipal.

A II Feira Afro Andradinense, que aconteceu na praça Moura Andrade, teve debates, reflexões, apresentações de danças, capoeira e comunidade religiosas do município com origem africana e filmes. Foram dois dias de apresentações, como a do Grito a Zumbi e Dandara dos Palmares, que contou ainda com comidas barracas de comida típicas, como feijoada.

O vice-prefeito Dr. Charles Kobayashi, que esteve representando o prefeito Jamil Ono (PT), destacou o trabalho continuo de toda a comunidade para fortalecimento movimento negro. “Destacamos a luta diária na afirmação da luta contra o racismo, o que faz parte do planejamento do Governo de Andradina, um dos primeiros do Estado a ter uma Secretaria especializada em Direitos Humanos”, comentou Dr. Charles.

O secretário de Direitos Humanos, Fernando Magno, destacou a importância das atividades. “É um momento de reflexão em que sabemos da importância da história do movimento negro em Andradina, e que devem ser lembrados todos os dias. É necessário esforço e determinação. O lugar do negro é onde ele deseja estar”, citou Magno.

O secretário de Saúde, Ari Guimarães Soares, destacou que a conscientização deve ser constante. “A consciência de que a importância do negro é indiscutível e tem que ser reconhecida em todos os sentidos, por toda a sociedade”, comentou Ari.

O evento também contou com a participação do assessor Cultural de Gêneros e Etnias da Secretaria de Estado da Cultura, Cássio Rodrigues e o presidente do Conselho Municipal do Negro, Silmara Calestino. Pela Câmara Municipal, representando o vereador Paulo Pereira Assis (PV), Fátima Aparecida Ribeiro dos Anjos.

O Dia Consciência Negra é uma forma encontrada pela população negra para homenagear o líder na época dos quilombos, Zumbi dos Palmares, e da reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação cultural nacional.  “A homenagem a Zumbi é mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade”, completou Magno. 

Durante a semana, alunos da rede municipal participam de palestra ministrada pela Coordenação de Promoção a Igualdade Racial, através da coordenadora Marinalva Pereira Silva, que debateu temas como preconceito, discriminação; cultura, comidas, esportes e danças do povo negro.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close