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O prefeito Jamil Ono (PT) e equipe de governo estiveram no Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre), em Brasília, na tarde de quinta-feira (27), debatendo os próximos passos para o andamento do contorno ferroviário.
A retirada dos trilhos do centro da cidade é uma bandeira levantada pelo Governo de Andradina através do prefeito Jamil e tem grande chance de acontecer nos próximos anos diante do projeto que vem sendo desenvolvido.
Com o coordenador geral de Obras Ferroviárias do Dnit, Marcelo Chagas, Jamil mencionou a aprovação do EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental), que apontou o contorno ferroviário como a alternativa mais viável para Andradina, e o andamento do Projeto Executivo que tem previsão de conclusão em novembro.
Segundo as ponderações feitas na conversa, o Governo de Andradina tem previsão que as obras podem acontecer no ano de 2017. Os cortes orçamentários necessários para o reajuste fiscal executados pelo Governo Federal que afetam os investimentos previstos no PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual) e no PPA (Plano Plurianual) são limitações que reduzem a expectativa de que os trabalhos iniciem ano que vem.
A sugestão do coordenador geral de Obras Ferroviárias é para que o Governo de Andradina faça a doação do Projeto Executivo ao Dnit a partir da sua conclusão e faça o encaminhamento da Licença Prévia. A partir destes passos o órgão coloca o investimento entre os projetos existentes para a execução.
Entre as alternativas listadas ao Governo de Andradina pelo DNIT que podem ajudar a agilizar a retirada dos trilhos estão à busca por emendas parlamentares; a participação da concessionária que explora o transporte ferroviário, no caso de Andradina a ALL (América Latina Logística), como requisito para a renovação do contrato de concessão; ou até a obra ser executada pelo Batalhão de Engenharia Ferroviária do Exército, já que o Governo Federal está reativando o convênio que colocará as bases de Lajes (RS) e de Araguari (MG) novamente em atividade.
“O próprio Dnit aponta que as emendas estão com dificuldades para serem empenhadas, porém sinalizou que colocar a obra entre os requisitos para a ALL renovar a concessão por mais 30 anos junto ao Governo Federal ou que a reativação do Batalhão do Exército com a base da cidade mineira sendo a mais próxima de Andradina podem ser as alternativas mais viáveis para iniciarmos as obras do contorno ferroviário o mais rápido possível”, comentou Jamil.
O secretário de Governo, Manoel Messias de Almeida, enalteceu o fato de Andradina ter virado referência nacional dentro dos órgãos em Brasília pela pró-atividade do prefeito Jamil em abraçar e dar andamentos às causas que refletem no desenvolvimento da cidade.
“Um exemplo é a agenda feita em Brasília nesta semana. Estivemos na Agência Nacional das Águas debatendo contra a suspensão da navegação na hidrovia Tietê-Paraná; fomos à Valec marcar posição sobre a manutenção do traçado original da Ferrovia Norte-Sul; viemos conhecer e acompanhar os passos do relatório do deputado federal Walter Ihoshi que pode deixar a energia mais barata em Andradina por ser cidade-sede da usina de Três Irmãos e agora estamos no Dnit falando sobre os avanços para retirarmos os trilhos do centro da cidade”, comentou Messias, fazendo um relatório dos temas e os locais visitados durante a viagem na capital federal.
História – Ainda no Dnit o prefeito Jamil acompanhado do secretário Messias e dos assessores Keila Cristina Vianna dos Santos e Ivan Carlo Pereira da Silva, estiveram com o coordenador de Patrimônio Ferroviário, José Luiz de Oliveira, conversando sobre a possibilidade de Andradina receber a doação de um vagão como item de exposição já que a história da cidade está ligada com a chegada da linha férrea.
O item seria mais um ponto de atração turística e viria para compor o Memorial da Ferrovia existente no Centro Cultural Pioneiros de Andradina.
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