Continua após os destaques >>
Raízen Tem 38 Vagas em Andradina (SP)
As redes sociais foram criadas com o objetivo de facilitar o
relacionamento entre as pessoas, permitindo a criação de amizades, a troca de
informações e até mesmo a divulgação profissional. E tudo isso é feito por meio
de um perfil no próprio nome do usuário, ou seja, uma identidade virtual.
“A identidade virtual vai sendo formada a cada postagem,
curtida ou compartilhamento de informação feitos pela pessoa, daí a importância
de se atentar à sua autoimagem desde a criação do perfil nas redes sociais”,
afirma Leônidas Corrêa, diretor de uma empresa especializada em marketing
digital, de São José do Rio Preto (SP).
É natural que os recrutadores utilizem essa ferramenta para
conhecer melhor o candidato a uma vaga de estágio – ou pelo menos a imagem que
ele projeta nessas mídias. Segundo pesquisa recente anunciada pelo site de
empregos Catho, cerca de 90% das empresas o fazem. “Assim, redes sociais como
Facebook, Instagram ou Twitter já deixaram de ter foco apenas na vida pessoal
das pessoas, tornando-se porta de entrada para a área profissional”, alerta
Aristides Ianelli Júnior, diretor de uma agência de integração que realiza a
seleção de estudantes para vagas de estágio na região noroeste paulista.
De acordo com Thaísa Dias, psicóloga e especialista em
Recursos Humanos, os recrutadores avaliam o comportamento virtual dos
estudantes para analisar como o candidato é na sociedade e como se comporta quando
não está sendo avaliado diretamente.
Leônidas destaca que, além de se atentar ao conteúdo, é
importante que o jovem tenha domínio da parte técnica dessas mídias. “Existem
diversas maneiras de publicar o que se deseja com mais segurança,
principalmente quem está de olho nas postagens. A mais indicada no Facebook é
criar listas de amigos de acordo com aquilo que será compartilhado e configurar
as informações de segurança para que se tenha a aprovação na postagem de algum
amigo na linha do tempo ou a marcação em uma foto”, explica.
Dicas para cuidar da imagem pessoal nas redes
•Não publique textos, vídeos e imagens obscenas;
• Não faça postagens pejorativas ou que de alguma forma
ofendam ou humilhem algo ou alguém;
• Não faça postagens públicas de festas, consumo de álcool
ou em cenários que possam causar uma má impressão para quem vê;
•Jamais critique a empresa, equipe, ambiente ou local de
trabalho;
• Não coloque dados em seu perfil que não correspondam à
verdade. Ex.: onde morou, estudou, trabalhou, etc.;
• Tenha cautela para não deixar o seu perfil aberto em um
local público, pois alguém desconhecido e com acesso livre pode fazer a
publicação de coisas ruins sobre sua imagem;
• Evite falar besteiras, fazer xingamentos e não falte com
respeito ao próximo.
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram