Edgar Dourado destaca conquista do IC e IML para Andradina

O vereador se refere a conquista de recursos para a construção do prédio que abrigará a Polícia Técnico Científica/Instituto de Criminalística (IC) e Instituto Médico Legal (IML) de Andradina

Foto: Divulgação/Prefeitura
Foto: Divulgação/Prefeitura

Quando eleito vereador à primeira vez (2008), Edgar Dourado (PV) procurou se informar com precisão dos problemas, das carências e necessidades da cidade, para em seguida, conforme as prioridades, buscar apoio e recursos para solucioná-los.

Sabendo das dificuldades ocasionadas pela falta de estrutura, da dedicação e empenho da equipe de Peritos do Instituto de Criminalística (IC) de Andradina, liderados pela ex Perita Chefe já aposentada Marilú Satiko Okada Cerchiari, do seu sonho em ver o IC funcionando em local adequado, que proporcionasse condições dignas de trabalho a sua equipe, eles partiram em busca de solução para esse sonho.

A luta não foi em vão, após várias viagens à São Paulo, reuniões com Coordenadora, Superintendente e Secretários da Segurança, sempre intermediado e com o apoio incondicional do Deputado Estadual João Caramez (PSDB), e também com o comprometimento do Prefeito Municipal Jamil Ono (PT) em aceitar a condição de parceiro para assinatura do convênio e administrar a obra, orçada em mais de R$ 4 milhões de investimentos. “Conquistamos mais uma obra que beneficiará nossa cidade e a região já que o IC e o IML atendem a doze cidades”, frisou Edgar.

Mais uma etapa foi cumprida na sessão ordinária da Câmara Municipal de Andradina realizada no dia 27 de abril. Nesta reunião, atendendo a solicitação de Edgar, os vereadores votaram em regime de urgência o projeto autorizando a Administração Municipal à fazer abertura de crédito especial no orçamento deste ano e realizar a licitação para a contratação da empresa que executará a obra para construção do prédio da Polícia Técnico Científica (IC) e Instituto Médico Legal (IML) em área ao lado da Delegacia Seccional de Polícia de Andradina.

“Votar este projeto foi motivo de muita alegria, felicidade e teve um significado muito importante para mim, pois desde o início abracei a causa ao lado da então perita criminal responsável Marilú Cerchiari”, lembrou Edgar. “Aproveito também para agradecer aos demais vereadores pelo apoio que tive na votação do Projeto”.

Sobre os institutos

O IC e o ICML atualmente atende junto a Delegacia Seccional, e abrange as doze cidades que compõem a região de Andradina. Todos os exames e laudos necessários para o andamento das ocorrências e investigações são elaborados pelo IC e o IML. São órgãos responsáveis pelo atendimento técnico-científico que auxilia no trabalho da Polícia Judiciária.

A Polícia Técnico Científico e o Médico Legista auxiliam o trabalho das demais polícias Civil e Militar e do sistema judiciário no esclarecimento de crimes, com a produção de provas materiais, os laudos técnicos e científicos, a realização de perícias nas áreas de Acidente de Trânsito, Crimes Contra o Patrimônio, Informática, Crimes Contra a Pessoa, Engenharia, Balística, Química (Residuográfica e Identificação Veicular), Entorpecentes, Identificação Criminal, Crimes Contábeis e Documentos.

Ou seja, em todas as áreas onde o local esteja preservado é um ponto de coleta de material para análise destes profissionais.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close