Andradina trabalha na conscientização para combater a dengue e a chikungunya

Atividade de conscientização e orientação aos pacientes foi realizada na UBS (Unidade Básica de Saúde) “Dr. Nelson Rodrigues

Agentes fazem trabalho de orientação sobre a dengue e febre chikungunya na manhã desta segunda-feira (02) UBS da Vila Mineira. Foto: Divulgação/Prfeitura
Agentes fazem trabalho de orientação sobre a dengue e febre chikungunya na manhã desta segunda-feira (02) UBS da Vila Mineira. Foto: Divulgação/Prfeitura

Continuando o trabalho de combate à dengue e à febre chikungunya o Governo de Andradina através do Centro de Controle de Endemias ligado à Secretaria de Saúde e Higiene Pública realizou atividade de conscientização e orientação aos pacientes que foram à UBS (Unidade Básica de Saúde) “Dr. Nelson Rodrigues Martinho”, na Vila Mineira.

Agentes de Saúde fizeram a entrega de material informativo e conversaram com os moradores que buscavam atendimento e também com a vizinhança local.  

A dengue é uma doença grave e que apresenta quadro mais agudo que o da febre chikungunya. O principal sinal de alerta para as duas doenças é a febre, sobretudo quando desacompanhada de outros sintomas gripais, como dor de garganta e coriza explica a secretária municipal de Saúde e Higiene Pública, Cassia Maria Miguel.

“O mesmo mosquito que transmite a dengue, o Aedes Aegypti, é o transmissor de uma doença nova no Brasil, a febre chikungunya, que surgiu na África e vem avançando pela América do Sul. Essas doenças são bastante parecidas. É preciso estar atento para prevenção e tratamento”, informa Cassia.

“A administração Jamil Ono (PT) está preocupada com a possibilidade de ocorrência de chikungunya. É o mesmo mosquito que está circulando e basta ele picar uma pessoa com chikungunya para se habilitar a transmitir a doença. Esta é uma doença mais dolorida para a pessoa e pode se prolongar por seis meses ou mais. A gravidade é muito semelhante à da dengue, mas ela tem essa particularidade, que é uma dor prolongada, com grande sofrimento para a pessoa", completa a secretária.

O coordenador do Controle de Endemias,  Roberto Trevisola, ressaltou que o Governo de Andradina vem intensificando as ações diárias. No entanto, é preciso que a população contribua, já que a maioria dos criadouros do mosquito está dentro da própria casa.

“Qualquer recipiente que acumule água parada pode ser um criadouro dos mosquitos transmissores. Verificar se a caixa d’água está bem fechada, não acumular vasilhames ou materiais no quintal, verificar se as calhas estão entupidas e colocar areia nos pratos dos vasos de planta são medidas imprescindíveis”, destacou Trevisola.

Vários setores da administração municipal preparam para próxima semana um mutirão de limpeza e saúde para a Vila Mineira, o Andradina Limpa.  Uma ação integrada com o uso de caminhões, máquinas e veículos junto com as equipes de combate de vetores será realizada no bairro para recolhimento de entulhos e material descartado.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close