Liminar manda exonerar aliado político de prefeito de Lavínia

Liminar manda exonerar aliado político de prefeito de Lavínia

Liminar da Justiça determina a exoneração do diretor executivo da Prefeitura de Lavínia, Salvador Matsunaka, por haver indícios de que sua nomeação ao cargo tenha sido uma manobra para burlar o impedimento de sua candidatura nas eleições de 2012 e torná-lo o “prefeito de fato” do município. Com informações são da Folha da Região de Araçatuba.

O entendimento do juiz da comarca de Mirandópolis, Renato Hasegawa Lousano, se deu com base em ação popular movida por Carlos Batista de Lima, o Carlão do PT, presidente do diretório do partido em Lavínia.

A ação do dirigente petista pedia a inconstitucionalidade da lei que criou a função, bem como a condenação de Matsunaka por improbidade administrativa. No entanto, esta última solicitação não foi acatada pela Justiça. Cabe recurso.

 

FICHA LIMPA

Matsunaka foi candidato a prefeito no último pleito municipal até a antevéspera da votação. Ele desistiu da disputa, pois a Justiça Eleitoral local e o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo) não aceitaram seu registro devido à Lei da Ficha Limpa.

 

O motivo da impugnação foi a rejeição pelo TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) das contas relativas a um convênio com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) em 2007, quando Matsunaka era prefeito.

OUTRO LADO

O prefeito contou que nomeou Matsunaka pela experiência que ele teve à frente da administração da cidade por três mandatos (1993-1996, 2001-2004 e 2005-2008), e não para exercer o cargo de “prefeito de fato”.

“Uma coisa não tem a ver com a outra. Quando o chamei foi pensando na cidade, para corrigir os erros da administração anterior”, justificou Yamashita.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close