Educação tem atividades especiais na volta às aulas

Educação tem atividades especiais na volta às aulas

Tamiko acompanha turma na escola Romeu Martins em Planalto
Tamiko acompanha turma na escola Romeu Martins em Planalto

A Secretaria de Educação do Governo de Andradina recebeu os alunos da Rede Municipal de Ensino, nesta terça-feira (16), para o reinicio do ano letivo que foi marcado por atividades diversificadas.

A organização para volta as aulas teve o envolvimento de toda a equipe gestora da Secretaria e das escolas, sendo, 07 de ensino fundamental, 03 rurais, 10 de educação infantil e 11 Centros de Educação Infantil (creches), abrangendo um total de 4.800 alunos.

Uma das unidades que estão com nova turma e a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Romeu Martins, no núcleo urbano de Planalto. A prefeita Tamiko visitou a instituição e explicou como a boa acolhida feita pelos educadores é importante na retomada do ano letivo.

“Essa integração e atividades feitas de acordo com a idade da criança são fundamentais para o processo de aprendizagem que se reinicia. Estamos garantindo o melhor ambiente para que nossas crianças possam se desenvolver e aumentar seus rendimentos”, comentou Tamiko.

A acolhida nas escolas foi realizada com ações culturais, músicas, brincadeiras e outras atividades divertidas em sala de aula, que valorizaram a integração entre as crianças, professores e comunidade escolar.

A secretária da pasta Lucilene Novais dos Santos, desejou boas-vindas aos alunos, professores, servidores e equipe gestora das escolas e parabenizou as equipes escolares pela forma tão calorosa que receberam os alunos e professores.

Replanejamento: “Hora de inovar”

Já no replanejamento 2019 a Secretaria de Educação inovou substituindo as tradicionais palestras e oficinas de estudos por uma aula passeio que teve como tema principal “O Desenvolvimento das competências sócios emocionais dos docentes”.

Com o tema “Hora de inovar”, os professores participam, em grupos, de uma excursão ao sítio “Santo Reis” onde foram recepcionados com exercícios de respiração, concentração e com atividades que oportunizam o contato com a natureza: cachoeira, plantas e animais; apreciação de obras artísticas; interação com o outro buscando enaltecer os valores nas relações humanas.

Além de danças circulares, dinâmicas com atividades de vivências indígenas, trilha ecológica; alongamentos e situações que exploram as sensações e emoções por meio de uma reflexão que aborda o enfrentamento de desafios educacionais e a superação destes.

O professor Fábio Francé, orientador do passeio, explicou que a busca do equilíbrio emocional favorece o desempenho acadêmico, ou seja, melhora a aprendizagem e a concentração dos alunos.

‘Nossa preocupação é oportunizar um momento que venha de encontro com a ideia de ‘cuidar de quem cuida’, pois nossos profissionais da educação lidam o tempo todo com a emoção do ser humano”, comentou Lucilene.


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