Copa de futebol divulga a produção e cultura dos assentamentos da região de Andradina

Copa de futebol divulga a produção e cultura dos assentamentos da região de Andradina

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Aliar assistência técnica a eventos e atividades que vão além da questão produtiva nos assentamentos de reforma agrária tem sido uma prática constante na região de Andradina – no extremo Oeste do estado de São Paulo e a cerca de 630 km da capital. O exemplo mais recente é a realização da 1ª Copa de Futebol dos Assentamentos da Reforma Agrária de Andradina e Região, que teve abertura na manhã do último domingo (7), nas Faculdades Integradas Stella Maris (Fisma), em Andradina. O campeonato é iniciativa da Cooperativa de Trabalho de Assessoria Técnica e Extensão Rural (Coater), entidade contratada pelo Incra para prestação de assistência técnica às cerca de 4 mil famílias assentadas na região.

Na abertura do torneio houve a apresentação dos projetos desenvolvidos nos assentamentos da região, como a cadeia produtiva de olericultura (cultivo de hortaliças, raízes, tubérculos, frutos diversos e partes comestíveis de plantas) e o artesanato, que gera um aumento significativo de renda para as famílias. Outro destaque foi o desfile das associações que participaram da confecção do Livro "Os Sabores da Terra", projeto que reúne receitas que usam ingredientes produzidos nos assentamentos da região.

A cooperação e a criatividade dos assentados e equipes de campo têm sido fundamentais para a organização e execução do evento. Assim como na Copa do Mundo, a Copa dos Assentados também tem seu mascote, o “Chicoater”, e o nome escolhido para a bola da competição é “Peteleca”. Tanto o nome do mascote como o da bola foram escolhidos por votação entre os representantes dos times inscritos. O autor da proposta chama-se Davi Alegre, de 9 anos de idade. A taça a ser entregue ao vencedor do torneio, que se encerrará em novembro próximo, é uma peça entalhada em madeira pelo artista Damião do Artesanato. 

De acordo com o chefe da Divisão Administrativa do Incra/SP, Laércio Nochang, que representou o superintendente Wellington Diniz Monteiro, na abertura, o Incra apoia propostas que promovam a cultura, o lazer e o esporte na vida dos assentados. Ele elogiou a iniciativa da Coater e destacou a importância da região de Andradina, que é a com o maior número de assentamentos no Estado de São Paulo - são 47 no total, que abrigam 3.904 famílias assentadas. “Acreditamos que a integração no futebol também irá render bons frutos para a reforma agrária, propiciando trocas de saberes e parcerias”, afirmou.

A competição

A 1ª Copa de Futebol dos Assentamentos da Reforma Agrária de Andradina e Região é composta por 20 times, envolvendo 14 assentamentos. Nesta primeira fase haverá quatro chaves, com cinco times cada, que jogarão entre si num total de 40 jogos, classificando-se os dois primeiros de cada chave. Os oito times classificados para segunda fase disputarão entre si, até chegar a quatro times, cujos vencedores disputarão a final e os perdedores, o terceiro e quarto lugar. Todos os jogos serão disputados no Projeto de Assentamento Celso Furtado, localizado em Castilho (SP), num mini-campo (campo de futebol gramado menor que os tradicionais) com 8 jogadores de cada lado.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close